Somente em agosto, o órgão somou mais de 1,1 mil contatos realizados pela população, que fez reclamações e sugestões sobre ações e programas do governo do Estado.


A Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), é o canal de comunicação entre a população e o governo do Paraná, e este meio de contato tem sido bastante utilizado pelos cidadãos. Desde o começo do ano até agosto, o órgão registrou 6.803 atendimentos, entre solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relacionados a programas da administração estadual.

De acordo com o titular da pasta, Luiz Carlos Delazari, a média de 850 atendimentos por mês é satisfatória. “A população tem buscado a Ouvidoria e nos últimos dois meses registramos um aumento no número de contatos mensais”, afirma o secretário. “Os cidadãos sabem que podem contar com o órgão porque nenhum atendimento fica sem resposta, sendo que o tempo para um primeiro retorno é de 15 dias”, completa.

Ao entrar em contato com a Ouvidoria, vários cidadãos têm os seus pedidos de informações solucionados no momento do atendimento. Os outros casos – que necessitam de averiguação – são encaminhados para os órgãos responsáveis pelos assuntos tratados e denominados procedimentos instaurados. Em oito meses, foram registrados 5.484 procedimentos.

Somente no último mês, a instituição somou 1.112 atendimentos gerais feitos à população. Destes, 759 resultaram em procedimentos instaurados. A maior parte foi de solicitações de informações e reclamações (543), seguidas de denúncias (186) e sugestões e elogios (30) feitos pelos cidadãos sobre ações do governo do Estado.

Os assuntos relatados com mais freqüência em agosto estavam relacionados às áreas de administração, educação e saúde. Foram feitas solicitações de informações sobre concursos do Estado, benefícios funcionais, documentação e escolas estaduais. Também foram verificados pedidos de policiamento, entre outros temas relacionados à área de segurança pública.

Contato – A Ouvidoria coloca à disposição da população alguns meios de contato com o órgão. Um deles é o telefone 0800-411113. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer tipo de telefone (fixo ou móvel) e de qualquer cidade do Paraná. Também é possível registrar solicitações, reclamações e sugestões pela internet. Para isso, basta acessar o site www.ouvidoria.pr.gov.br e clicar no link “Fale com o Ouvidor”.

Além desses meios, quem quiser pode mandar uma carta para a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral ou ser atendido pessoalmente, na sede da instituição. O órgão está localizado na Rua Comendador Araújo, nー 711, no bairro Batel, em Curitiba. O horário de funcionamento é das 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.