Os doces da Nanica Brasil

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Monoffee, a versão morango da torta/fotos Perfexx Assessoria

Inaugura neste sábado 19, em Curitiba, a doceria Nanica Brasil, marca criada pelo ator Tiago Abravanel, neto de Sílvio Santos, que tem como sócios locais os empresários Leonardo Macedo e Tito Barcelos. Esta é a sétima loja Nanica Brasil, que conta com cinco em São Paulo (duas físicas e três apenas para o sistema delivery) e uma em Campinas. Em novembro, abre uma no Rio de Janeiro.

A Nanica de Curitiba, situada “dentro de um jardim secreto” (rua Coronel Dulcídio, próximo da alameda D. Pedro II), com 18 lugares, vai abrir todos os dias e terá no cardápio as mesmas tortas oferecidas aos paulistanos e campinenses.

Além da tradicional Banoffee, que mistura massa de bolacha com banana, doce de leite e creme, os curitibanos poderão experimentar a Monoffee, com morango, a Uvoffee, com uva, e a torta com Nutella, ao invés de doce de leite. “Queremos popularizar esse tradicional doce de Curitiba, com diferentes variações”, diz Leo Macedo.

Uma caldeirada diferente

A caldeirada soma novos ingredientes aos tradicionais

Uma caldeirada suína – que no lugar de peixe, camarão e lula leva cortes de costelinha suína, calabresa e bacon – foi o prato vencedor de um concurso interno promovido entre colaboradores da indústria de alimentos Alegra, com o objetivo de reunir novas receitas e conhecer as preferências da equipe.

A receita, de autoria do médico veterinário sanitarista Marlon Vanderlei Weirich Pappen, foi selecionada pelo júri integrado pelos chefs Délio Canabrava, da Cantina do Délio, Estofaria e Bar Canabenta; Maurício Fontana, do Gordo & Magro Gastrobar; e Rafael Kula, do Quitutto Gastrobar.

Outros quatro pratos também foram premiados: Lombo recheado com farofa Alegra, de Mariana Novais Bonifácio; Feijão mexicano, de Daniele Gabriel Oliveira; Sobrepaleta com molho de mostarda e mel, de Ariel Correia Vieira; e Lasanha de pernil, da avó de Karime Podolan.

Ingredientes da caldeirada feita, naturalmente, com produtos Alegra: 1,2 kg de costela suína, 200 gramas calabresa em rodelas, 600 gramas de batata cortada as rodelas grossas, páprica apimentada a gosto, 300 gramas de bacon em cubos, 4 cebolas médias cortadas as rodelas grossas, 6 dentes de alho, 4 tomates maduros sem pele e sem sementes, 1 pimentão verde, 1 pimentão vermelho, 1/2 ramo de salsinha, azeite de 1.5º de acidez (dado importante, porque este azeite resiste a altas temperaturas), 1 litro de vinho branco, 500 ml cerveja preta, 500 ml de água, sal a gosto.

Preparo: corte a costela suína e coloque os alhos picados, páprica e o sal, ficando assim de um dia para o outro; coloque em uma panela de ferro camadas alternadas de cebola, os pedaços da costela suína, bacon, calabresa, batatas, tomates e assim sucessivamente, sendo a última camada de cebola e tomate. Regue com azeite e o vinho, junte a salsa e os pimentões em tiras; leve ao fogo forte até ferver, depois deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 1h e 30m, tendo o cuidado de conservar o tacho tapado e misturar de vez em quando sem alterar as camadas.

As bebidas e o turismo

“Bebidas, gastronomia e turismo – Uma tríade de sucesso” será o tema de um dos painéis do Festuris Conection, evento inteiramente on line, marcado para os dias 6, 7 e 8 de outubro, a partir de Gramado (RS), promoção da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos. No evento, estarão em pauta a tequila mexicana, o café mineiro, cervejas artesanais e vinhos produzidos no Rio Grande do Sul.

Como painelistas estarão: Araceli Ramos, diretora de Promoção e Relações Públicas da Casa Cuervo, do México; Juliano Tarabal, superintendente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, entidade que representa o café da única região do Brasil com Denominação de Origem; Deborah Villas Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho Autograph Collection Hotel, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves; e Guilherme Luz, sócio da cervejaria Rasen Bier, de Gramado, atração em um dos principais pontos turísticos da cidade gaúcha, a Rua Coberta.

Diz Marta Rossi, CEO do Festuris Conexion: “Teremos diferentes cases, de diferentes lugares para mostrar que a conexão entre bebida, gastronomia e turismo é uma constante em todos os cantos do mundo gerando oportunidades de negócio no setor e expandindo o olhar sobre novas possibilidades para o segmento”.

Os ingressos para a programação completa do evento estão à venda no site www.festurisgramado.com/connection.

MESA&GÔNDOLA

FESTA NA TRATTORIA – Na Lellis Trattoria Curitiba (r. Gonçalves Dias, 51, Batel) o aniversariante do dia, ou da semana, ganha como presente da casa um prato individual à sua escolha ou a metade de qualquer prato para duas pessoas, com exceção do da perna de cabrito. A promoção, que não inclui bebidas, vale para quem efetuar reserva antecipada de mesa para o mínimo de cinco pessoas. O empresário João Lellis diz que a casa deixa de oferecer souvenires e sobremesas para os aniversariantes, que “agora são nossos convidados para celebrar um novo ano de vida com opções memoráveis do nosso cardápio”. Uma delas, o filé à la Bohemme com fettuccine a napolitana.

THUNDER PIZZA – Um dos itens mais consumidos nos tradicionais encontros Thunderstruck do bar Crossroads, de Curitiba – a Thunder Pizza, no formato quadrado, agora faz parte de um combo vendido pelo drive thru ou pelo delivery, que reúne a pizza e três cervejas Heineken long neck, a R$ 55. A Thunder Pizza está disponível em até quatro sabores: calabresa, margherita, bacon e corn bacon. Alessandro Reis, fundador do Crossroads, informa ainda que o bar oferece também seis tipos de drinks para serem preparados em casa, com preços entre R$ 49 e R$ 79.

foto: Carolina Costa

CERVEJA MATINAL – A Cervejaria Dádiva, de São Paulo, anuncia o lançamento de duas novas cervejas…para o café da manhã: são as Oatmeal Cream Double IPAs, com 70% de aveia em suas receitas, que formam na linha Hoppy Breakfast. Uma é produzida com os lúpulos HBC 682 e EXP6297, que conferem “aromas e sabores de frutas amarelas, como pêssego e manga, além de um toque de coco, baunilha e morango”. A outra, é “uma mescla dos lúpulos HBC 586 e EXP6277, com aromas e sabores de frutas cítricas, além de um toque de frutas brancas, como uva e lichia”. O teor alcoólico de ambas é de 8,2%. As latas são de 473ml e a sugestão de harmonização são carnes intensas e gordurosas ou hambúrguer de cogumelos.

QUEIJÃO BRIE – Um queijo Brie de três quilos é a novidade da indústria de laticínios Tirolez, voltada para as redes de varejo, pois permite o fracionamento em pedaços de 190g em média, por peça. Segundo a empresa, entre 1 e 15 dias após a fabricação, o queijo fica com sabor suave, textura firme e casca branca. As características vão mudando diariamente, de maneira que, entre a primeira quinzena e o primeiro mês, o sabor se torna mais marcante e a textura fica cremosa e firme ao centro, enquanto a casca branca recebe pontinhos. Depois de 30 dias, o sabor é acentuado, com odor característico. A cremosidade da textura é ampliada e a casca apresenta cor não uniforme.