O deputado Élio Rusch (DEM) entrou, nesta sexta-feira (31) com uma representação para analisar documentos que apontam irregularidades nos cursos da UFPR – Campus Litoral.
Pela denúncia, que chegou à Liderança da Oposição nesta semana, acompanhada de vasta documentação, os cursos ofertados pela instituição estariam irregulares. Uma auditoria interna, realizada no mês de maio, confirma o problema.
“A universidade do Litoral foi uma conquista para os paranaenses. Esperamos que as falhas já tenham sido corrigidas, mas não podemos fazer vista grossa para qualquer sinal de irregularidade. Nossa obrigação é fiscalizar. Por isso, prestamos um serviço à sociedade ao manifestar preocupação com os alunos, para que não sejam prejudicados”, afirmou Rusch.
A universidade do Litoral, em Matinhos, entrou em funcionamento em agosto de 2005 e tem capacidade de atender 1.600 alunos. A formatura das primeiras turmas dos cursos técnicos de Agroecologia, Enfermagem e Turismo e Hospitalidade foi em 14 de agosto deste ano.
Pelas informações que chegaram aos deputados da Oposição, os cursos ofertados atualmente pela Universidade do Litoral não são os mesmos autorizados durante a elaboração do projeto de cursos e encaminhado ao Conselho Universitário da UFPR (COUN). Os cursos foram definidos por uma comissão criada pelo governador Roberto Requião em abril de 2004.
A auditoria informa que “até o momento (11/05) não há nenhuma resolução do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR) aprovando os cursos de graduação e profissionalizantes implantados no campus Litoral”. Mesmo que os cursos fossem os mesmos do projeto enviado ao COUN estariam irregulares porque não obteve o aval do CEPE.
Além disto, uma comissão deveria ter sido criada para fiscalizar o funcionamento e instalação do campus da UFPR, o que não aconteceu.
Os certificados emitidos aos formandos do curso de Agroecologia não foram emitidos pela Universidade do Litoral e sim pela Escola Técnica da UFPR em Curitiba.
A comissão, criada pelo governador, definiu pela oferta de três cursos de graduação:
-
Educação Física
-
Turismo
-
Gestão Ambiental
-
E três técnicos:
-
Transações imobiliárias
-
Enfermagem
-
Aqüicultura
No entanto, os cursos de graduação oferecidos são:
-
Fisioterapia
-
Gestão e empreendedorismo
-
Serviço Social
-
Gestão ambiental (único acordado).
-
E os cursos técnicos são:
-
Agroecologia
-
Gestão imobiliária
-
Turismo e hospitalidade
-
Orientador comunitário
-
Técnico em enfermagem (único acordado)