Os alagamentos nas ruas Ary Duarte Nunes e Varnhagen, no bairro Uberaba, têm data para terminar.


Até o fim deste mês, equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba concluem a implantação da nova rede de captação de águas pluviais. Estão sendo trocados 123 metros de galerias, que estavam subdimensionadas e não comportavam a vazão de um dos afluentes do córrego Areãozinho.

Com a conclusão desta obra, a Prefeitura terá solucionado o problema em 166 pontos de alagamentos na cidade. "Com o crescimento da cidade, o sistema de captação de águas pluviais começou a ficar defasado, por isto o prefeito Beto Richa determinou a modernização e implantação de novas galerias pela cidade", afirma o diretor de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer. Desde janeiro de 2005, foram implantados 185,3 quilômetros de galerias.

Na rua Ary Duarte Nunes, a Prefeitura está trocando tubulações com 80 centímetros de diâmetro por novas galerias com 1,80 metro a 2 metros. "Em dias de chuvas fortes, a rede de captação não comportava a vazão, inundando os quintais das casas. A nova rede irá resolver um problema antigo dos moradores e melhorará ao escoamento no bairro", diz Meyer.

A nova rede de captação de águas pluviais agradou aos moradores. Para a dona de casa Ana Teresa Castro, a melhoria era esperada havia alguns anos pelos moradores. "Era muito ruim acordar com o quintal alagado, por causa da enchente. Agora isto vai acabar. O prefeito está de parabéns", afirma Ana Teresa.