O VINHO PARA O DIA DOS NAMORADOS.

276

Osvaldo Nascimento Júniors.:

Sempre é tempo de agradar a mulher especial de sua vida. Degustar um bom vinho a dois será um programa imperdível neste DIA DOS NAMORADOS. E se a elegante bebida vier em uma bela embalagem e, ao abrir o nome dela aparecer no rotulo? Tenho certeza que será uma surpresa e tanto!  Ficarão lisonjeadas com tamanha homenagem. Use sua criatividade de apaixonado nesta data e na homenagem, são tantas oportunidades que vale a pena. Nesta data em que se comemora o amor, ao revermos a história, em especial no mundo vínico, podemos ver que o amor anda sempre junto e deixou marcas indeléveis e ao degustarmos certos vinhos, estamos prestando, sem o saber, uma homenagem ao amor daqueles que nos antecederam com elegância, paixão e competência.

O VINHO E AS MULHERES

Como já discorremos em outras matérias, sempre fazemos questão de fazer referência especial ao VINHO E AS MULHERES, pois desde os primórdios dos tempos, onde o vinho já imperava a mulher sempre foi louvada por poetas e pensadores, em especial na mitologia Greco-Romana, que nos mostra a origem de Dionísio e Baco por uma mulher, as sacerdotisas da antiga Grécia, às empresárias vínicas no decorrer dos séculos seguintes até as enófilas e Sommelieres dos tempos hodiernos. A saga da mulher no mundo vínico é tão antiga quanto à própria bebida e a história está repleta de incríveis e extraordinários amores que deixaram sua marca e transformaram o néctar dos deuses numa homenagem ao amor.

GOLES DE HISTÓRIA

Que dizer de Helena de Tróia que apaixonada por Páris, na noite que tirava o modelo de seus seios para a confecção da taça a pedido de Zeus para que os deuses degustassem a ambrosia no Monte Olimpo, fugiu com Páris ocasionando uma guerra em que os gregos destruíram Tróia, decantada na Ilíada por Homero, em que a mitologia até hoje nos mostra que a Taça do CHAMPAGNE teve como primeiro modelo os seios de Helena. E Maria Antonieta, esposa de Luis XVI, num gesto semelhante, mandou confeccionar taças de Champagne em porcelana moldada em seus seios, o que fez voltar a moda de tomar vinhos em taças, que segundo a lenda tem uma origem maravilhosa, divina mesmo e deve-se às mulheres. Esse líquido borbulhante, como todo o grande vinho, talvez devesse ser bebido de joelhos, desde que na outra borda, fiquem os lábios da mulher amada. Mas, nesse mundo ímpio é bebida prosaicamente como um vinho qualquer, sem nenhuma cerimônia. Muitos se recordam que na Belle Époque, aconselhava-se a bebê-lo no sapato da mulher amada.

A HOMENAGEM VíNICA ÀS MULHERES

Ao brindar com seu amor neste DIA DOS NAMORADOS, comece com um espumante, o Brasil tem diversos premiados do Vale dos Vinhedos (RS) e do paralelo 8 Bahia e Pernambuco como o Terra Nova extraído do solo quente do Nordeste com o sistema de irrigação ou se puder escolha a VEUVE GLICQOT –A viúva PONSARDIN, o grande nome do Champagne francês, que após perder o marido, enfrentou o mundo vínico, criando o nome do Champagne no mundo. O nome de MADAME CLICQOT é reverenciado no Champagne LA GRAND DAME. Entre tantas referências nominais onde podíamos escrever um livro sobre o assunto, vamos citar algumas numa justa homenagem:

*ANGELICA – Vinho tinto Argentino no mundo. ANGELICA ZAPATA MALBEC. Um ícone do mundo vínico. Encorpado, é o ideal para acompanhar pratos A BASE DE CARNES, de preferência grelhadas

*AMÉLIA: Vinho branco chileno AMELIA CHARDONNAIS, um vinho de paladar fresco para curtir bons momentos a dois.

*CARMEN: VINHO TINTO CHILENO, VIÑA CARMEN CLASSIC, com sabores marcantes, entre outras carnes, acompanha um delicioso cordeiro.

*ISABEL: Vinho branco seco neozelandês, ISABEL STATE PINOT GRIS, leve, próprio para aperitivos ou acompanhando peixes, e frutos do mar.

*MARIA: Vinho tinto português, NOVAL MARIA MANSA VQPRD, de vermelho intenso, o vinho do Douro é um ingrediente a mais para acender o clima de paixão intensa.

*CRISTINA: Vinho tinto italiano SANTA CRISTINA. Comida da Mama no Prato? Especialistas dizem que a combinação é uma experiência indescritível.

*KLEIN CONSTANTIA-VIN DE CONSTANCE, produzido na África do Sul, recebeu o nome da esposa do colonizador deste país, que ao vir desbravar as novas terras em 1648, deixou sua esposa na Holanda e nunca mais pode voltar, dando o nome de seus vinhedos de VALE CONSTANCIA, perto da belíssima Cidade do Cabo, principal região produtora como STELLENBOSH e PAARL. Vinho branco doce da cepa Muscat de Frontigname, que tornou-se um ícone na Europa por sua qualidade.

*EMÍLIA: PRODUZIDO PELA Vinícola Nieto Senetier instalada no coração de LUJAN DE CUYO, província de Mendoza, Argentina, o melhor Terroir do mundo para os magníficos MALBECS.

*Não podíamos deixar de mencionar o grande VALE DOS REIS na França, ou VALE DAS AMANTES, que é o VALE DO Rio LOIRE, em clara alusão as favoritas da realeza que ali se abrigaram em imponentes fortalezas e distantes do foco das intrigas e atenções de Paris. Estes componentes sintetizam o contexto histórico e ajudam a compreender melhor toda a suntuosidade dos palácios de uma das regiões mais visitadas de toda a França. Citamos LEONOR DE GILLAUME (1137-1204), a Duquesa de Aquitânia que teve a proeza de se casar com dois reis= LUIS VII DA FRANÇA e HENRIQUE II DA INGLATERRA, – foi a primeira responsável pelo sucesso dos vinhos de BORDEAUX, convencendo seu filho RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO a fazer da região a sede de seu trono.

Rendemos nossa homenagem ao DIA DOS NAMORADOS. Trouxemos a vocês, caros leitores (as) a prova que o mundo teve suas civilizações, guerras, mas o amor sempre esteve presente e só ÊLE, a par de tudo, conseguiu construir um legado de paixões através dos séculos e que serve de exemplo às gerações futuras, mas que devem ter conhecimento destes exemplos como descrevemos, através da literatura, estudando, porque só o passado nos traz o conhecimento para o futuro. Vemos quanto o VINHO é importante para o mundo com suas histórias, um grande embaixador, divulgador das riquezas naturais além de trabalho e cultura de uma região. Nada mais harmonioso do que o VINHO e a luz de vela. São ambos os parceiros da história, de essência. VINHO É PARA ROMÂNTICOS, PARA SONHADORES.

AVOE. BRADO DE SAUDAÇÃO Á BACO POR SEUS SÚDITOS. Wine In Moderation. Art de Vivre.

Osvaldo Nascimento Júniors.: Advogado,Empresário,Enófilo, Sommelier, Palestrante em mais de 200 Cursos de Vinhos e palestras ministrados nestes 25 anos de estudos sobre vinhos, Professor do Curso de Vinhos da Universidade Livre do Comércio (ULC) da Associação Comercial do Paraná (ACP), Colunista de Vinhos do Diário Indústria do Paraná há 10   anos semanalmente e de diversos veículos de Comunicação onde ao comemorar tal vitória publicou o livro sobre vinhos VINUM VITA EST- A HISTÓRIA VISTA PELO VINHO-, um convite a uma viagem didática e cultural ao maravilhoso mundo vínico, sucesso de vendas em nossos cursos e palestras sobre vinhos, leia mais em nossa coluna digital do Diário Industria e Comercio, coluna VINUM VITA EST-www.icnews.com.br.*