O DIA DO SOMMELIER- 04 de Setembro

336

Osvaldo Nascimento Juniors:.

Parabéns a todos meus colegas Sommelier e Sommelières 04 DE SETEMBRO que é comemorado, apesar do desconhecimento de muitos, como o DIA NACIONAL DO SOMMELIER, data em que foi regulamentada no Brasil esta profissão e nós da COLUNA VINUM VITA EST do DIÁRIO INDÚSTRIA e COMERCIO do PARANÁ www.icnws.com.br onde ha 12 anos mantemos esta nossa Coluna há 12 anos e demais veículos, não poderíamos deixar de prestar esta nossa homenagem a estes grandes profissionais que fazem do conhecimento, do ensinamento e divulgação do Vinho, uma arte. Desde que o italiano Danilo Braga, considerado o PRIMEIRO SOMMELIER a atuar no país, fundou a Associação Brasileira de Sommeliers no Rio de Janeiro em 1983, profissionais do vinho eram registrados como maitres, consultores de vinhos ou garçons. AGORA PASSAM A TER CARTEIRA ASSINADA COMO SOMMELIER, conforme LEI N.12.467 de 26 DE AGOSTO DE 2011, assinada pela Presidente DILMA ROUSSEF. A Lei não estabelece qualquer formação profissional e já há um consenso se organizando para enviar sugestões de Curriculum ao MEC, enquanto outro defende que o próprio mercado se encarregue de resolver questões como formação de currículo. Afinal o conhecimento para desenvolver a profissão é avaliado pelo empregador, e existem profissionais altamente qualificados, com formação de estudos, cursos, viagens às grandes vinícolas aqui e no planeta vinho, como este vosso escriba, concretizando a famosa frase: LER, VIAJAR E DEGUSTAR. Hoje, há muita gente servindo vinhos em restaurantes e poucos SOMMELIERS DE VERDADE, infelizmente, para prejuízo dos clientes e também para muitos empregadores que não sabem que este profissional pode dobrar ou mais o faturamento de uma adega pelo seu conhecimento, posto que, numa visão simplista é mais barato empregar um repositor de vinhos como vendedor ou um garçom sem conhecimentos, que um SOMMELIER, que levou anos de estudos para ali chegar e ostentar este crachá, e continua estudando sempre, porque o mundo vínico é infinito, estudando todos os dias, é história, geografia, idiomas e acompanha o homem desde os princípios da humanidade em todos os seus momentos.

Histórico: Há alguns anos atrás seria impossível retratar um Sommelier com a versatilidade de hoje. Era aquele funcionário que vestia casaca, circulava pelo salão do restaurante sofisticado com um “taste-vin” pendurado no pescoço e testar antes da degustação, aliás, a palavra tem origem no vocábulo Somerier, por volta do século XIII. Só a partir de princípios do século XIX a palavra Sommelier passou a indicar o nobre encarregado de serviços de vinhos para os reis da Europa tal sua importância em suas festas.

*O PAPEL DO SOMMELIER NA RELAÇÃO VINHO E COMIDA.

Este papel tem de ser regido pela harmonia. É preciso conhecer as nuances de cada prato para apontar a característica ideal do vinho. Um não pode ofuscar a presença do outro. E é para garantir que esta equação dê certo, que entra em cena a figura do SOMMELIER com seu conhecimento. “O papel deste profissional é o de entender o cliente, saber o tipo de vinho que ele mais gosta, o quanto está disposto a pagar por uma garrafa. Nada de inibi-lo com perguntas e termos técnicos, porque o público busca informações para tirar o status de que o vinho é uma bebida de luxo” e a presença do SOMMELIER tem sido fundamental no processo e popularização dos vinhos em especial em Curitiba com redes de supermercados, adegas, restaurantes de alto nível, para também conquistar e orientar em especial o consumidor jovem que querem conhecer e entrarem neste novo ícone a ENOGASTRONOMIA, explica a Sommèliere e consultora gastronômica Thays Ferrão do Curso de Gastronomia da Universidade Positivo. Com tamanho estímulo, profissionais contratados para lidar com este líquido dos deuses estão se multiplicando em todo o país. Não existem números oficiais, mas o crescimento da profissão nos últimos anos pode ser medido pelos frequentadores de palestras, Cursos Profissionalizantes da área como são os que ministramos, onde somos procurados cada vez mais.

*NOSSAS SUGESTÕES.

Lembre-se: PEDIR AJUDA DO SOMMELIER NÃO É DEMÉRITO. ÊLE CONHECE OS VINHOS QUE SÃO OFERECIDOS, O CARDÁPIO E A ADEGA ESTÃO ALÍ JUSTAMENTE PARA AJUDAR. Peça vinho para ter prazer e não para impressionar, não se envergonhe nunca de gostar de vinhos simples às vezes somos surpreendidos, pois como diz a antiga frase “NEM TODO VINHO CARO É BOM e NEM TODO O VINHO BARATO É RUIM” e OUÇA SEMPRE O SOMMELIER ele é um profissional que vai lhe agradar com uma surpresa, um vinho que às vezes você não conhece, adequado ao seu bolso e ao prato que vai comer. É esta a lição que aqui deixamos em HOMENAGEM AO DIA SOMMELIER, os dois lados, cliente e Sommelier, aprendem juntos a privilegiarem o prazer de consumir vinhos com a comida, e isto é enogastronomia, um grande progresso, AFINAL É CONVERSANDO QUE SE DEGUSTA O NÉCTAR DOS DEUSES. Wine in Moderation, Art de Vivre.

Osvaldo Nascimento Juniors.‘ O VINHO LEVADO A SERIO. Compromisso com a educação etílica, companheiro do homem desde os primórdios da humanidade, introduzido por Dionísio e Baco, deuses da mitologia greco/romana, entre os mortais, para livrá-los dos sofrimentos, “o seu presente é o sono, o esquecimento dos males de cada dia”.Petronio,(27 AC/ 66DC) escritor romano, mestre na prosa da literatura latina, satirista notável, autor de Satyricon, retrata o jantar de Trimalchão, onde saudava seus convidados com a frase VINVM VITA EST, que emprestamos do latim clássico para titularizar nossa Coluna e nosso livro. Evoe.

EVOE. BRADO DE SAUDAÇÃO A DIONISIO E BACO POR SEUS SÚDITOS.