Os 144 novos guardas municipais de Curitiba aprovados em concurso público, que começarão a trabalhar em outubro, estarão em treinamento prático, a partir desta sexta-feira (14)


Os 144 novos guardas municipais de Curitiba aprovados em concurso público, que começarão a trabalhar em outubro, estarão em treinamento prático, a partir desta sexta-feira (14), em ruas, parques e praças da cidade. O grupo freqüentou por um semestre o curso técnico de formação profissional, na Escola Superior da Polícia Civil. O treinamento prático faz parte do currículo do curso, que inclui 80 horas de estágio supervisionado.
O estágio será feito em diversos pontos do Centro, incluindo as praças Rui Barbosa, Osório, Santos Andrade e os parques Barigui, São Lourenço e Jardim Botânico. Segundo o Secretário Municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, o treinamento ajudará na avaliação do profissional e também reforçará o patrulhamento da região central.
"Durante 30 dias o grupo passará por situações rotineiras, como o patrulhamento ostensivo, atendimentos a ocorrências e orientações ao cidadão. Este período será suficiente para os supervisores avaliarem as condições do profissional", afirma Itamar dos Santos.
O curso de formação para guardas municipais teve início em maio de 2007. O curso tem 680 horas/aula e instrutores das secretarias municipais da Defesa Social, Recursos Humanos e Meio Ambiente; Instituto Municipal de Turismo; Diretran; Instituto Municipal de Administração Pública; Procuradoria Geral do Município; Fundação Cultural; Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil.