Ponta Grossa deve receber uma nova filial de fábrica. A empresa multinacional produz ferramentas e escolheu a cidade dos Campos Gerais para implantar a segunda empresa no País.

Ponta Grossa deve receber uma nova filial de fábrica. A empresa multinacional produz ferramentas e escolheu a cidade dos Campos Gerais para implantar a segunda empresa no País. A área onde a empresa deve ser instalada chega a 3,5 mil metros quadrados e os investimentos devem ser de 160 milhões de dólares. A geração de empregos fica perto de 200 postos diretos.

DESPERDÍCIO ZERO
Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a população participaram do “Vidraço”, campanha contra o desperdício do vidro e conscientização da importância da reciclagem. O programa Desperdício Zero da secretaria tem como objetivo fazer com que as pessoas tomem conhecimento de todo o processo do vidro. Além da campanha, existe um programa de recolhimento, mas nem toda a população se envolveu. Só em Foz o consumo mensal desse material chega a 150 toneladas e o Estado contabiliza cinco mil toneladas por mês.

CONHECENDO O PROCESSO
Representantes das subseções da OAB em todo o Paraná estiveram reunidos, em Maringá, no Colégio de Presidentes de Subseções e conheceram em detalhes a pesquisa do Diagnóstico do Poder Judiciário, lançada na última semana pela OAB Paraná. A pesquisa foi apresentada pelo presidente da Seccional, Alberto de Paula Machado, que esclareceu todo o processo de elaboração, distribuição, tabulação e divulgação dos dados que vão compor relatórios a serem encaminhados ao Tribunal de Justiça, à Justiça Federal e à Justiça do Trabalho.

PERFIL BRASILEIRO
Pesquisa do IBGE confirma mais uma vez o abismo que há entre os ricos e pobres deste País. Os 10% mais ricos gastam 10 vezes mais do que os 40% dos pobres brasileiros. O estudo se baseou em três itens: morar, comer e locomover-se das famílias. Quando a questão é a cor, a pesquisa revelou que os brancos chefes de família ganham 2.262,24 de reais, enquanto os negros 1.245,09 de reais e os pardos ganham menos ainda, em média, 1.232,62 de reais. Também pôde-se verificar que as famílias de religião evangélica pentecostal ganham menos do quem têm bases da religião espírita.

MOSTRANDO O RESULTADO DO TRABALHO
A Junior Achievement promove a VII Rodada de Palestras e Miniempresas, no próximo sábado(1º), em Curitiba. As palestras serão com o presidente da Bematech, Marcel Malczewski e o diretor executivo da Nutrimental, João Guilherme R. L. Brenner. Mais de 25 escolas vão participar do evento, que vai ter ainda, a feira de produtos feitos pelos próprios estudantes durante o projeto. A iniciativa é da Junior Achievement para contribuir com a formação de um espírito empreendedor entre os jovens. O evento ocorre durante o dia todo no Park Shopping Barigui, das 10hs às 23 horas.

SUCESSO NO SOL NASCENTE
Além de Zico, outro jogador de futebol está fazendo sucesso no Japão. Trata-se de Neném, jogador de futebol de areia, que hoje comanda a seleção japonesa. No novo posto já conseguiu o terceiro lugar no Mundialito, em julho. O time nipônico com tempero brasileiro só ficou atrás do Brasil e Portugal, duas potências na modalidade da areia. O jogador não descarta a possibilidade de voltar a nossa seleção, mas no final do ano poderá assinar a renovação como treinador no país do sol nascente.

ANIMAIS RECOLHIDOS
Uma cena muito comum na cidade de Paranavaí, Noroeste paranaense, é ver animais de grande porte pelas ruas. Por isso, a prefeitura está tomando providências para acabar ou diminuir com o problema. Vai apreender os animais e levá-los para uma chácara da Sociedade Protetora dos Animais. O proprietário poderá ter de volta seu animal caso pague a taxa de 30 reais e mais uma multa de 20 reais por dia que o animal esteve recolhido. A iniciativa deve começar a vigorar ainda esta semana. Na cidade também já foram realizadas campanhas de conscientização de não abandono dos animais, mas sem resultado.

CASAMENTO NA PRISÃO
Festa em setembro. Luiz Fernando da Costa, mais conhecido como Fernandinho Beira-Mar, vai se casar e já tem data prevista, 20 de setembro. A cerimônia será na Penitenciária Federal de Campo Grande, onde ele está desde 25 de julho. A pretendente já tem um relacionamento com o traficante a 15 anos e com quem tem três filhos. Para que o casamento ocorra no dia escolhido ainda será necessário uma autorização da direção da penitenciária.

INVESTINDO EM EMPREGOS
O município de Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Estado, está investindo no setor de qualificação profissional. Foi inaugurada a empresa Toninato Confecções, fabricante de roupas masculinas e femininas. Com a inauguração, 20 empregos diretos foram criados e outros 45 serão oferecidos até o fim deste ano. À partir dos investimentos, a população ganha boas oportunidades de trabalho.

VERBA PARA PROTEGER O PLANETA
Relatório da Organizações das Nações Unidas revela que somente para manter os níveis de emissão de poluentes na atmosfera como estão hoje serão necessários gastar 200 bilhões de dólares até 2030. O estudo foi divulgado esta semana, em Viena (Áustria). A estimativa da ONU é de que devam ser revertidos cerca de 0,3% e 0,5% do PIB global e entre 1,1% e 1,7% dos investimentos globais.

LIMPANDO AS ILHAS
Crianças dão o exemplo. Em Porto Camargo, localizado no município de Icaraíma (Noroeste) alunos de uma escola estadual se reúnem a cada bimestre para limpar ilhas do arquipélago de Ilha Grande e do rio Paraná. Os estudantes selecionados vão para a beira do rio e também até as ilhas recolher os lixos deixados pelos turistas e conseguem encher até um barco, com os objetos. Os demais ficam na própria comunidade fazendo trabalhos de conscientização com os visitantes. Uma lição de educação ambiental.