Museu da Língua Portuguesa estreia as conversas no projetoA Palavra no Agora

354

Às 19h de 30 de março, no YouTube e Facebook da instituição, o Museu da Língua Portuguesa estreia a série A Palavra no Agora: Conversas, que recebe convidados para debater o papel da palavra no mundo, traduzindo e antecipando questões atuais da nossa sociedade, sobretudo neste momento de pandemia. No primeiro episódio, o psicanalista Christian Dunker bate um papo com a diretora técnica da instituição, Marília Bonas.

Dunker é professor titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia e coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Entre os livros publicados por Dunker estão “Mal-estar, sofrimento e sintoma” (2015) e “A arte da quarentena para principiantes” (2020).

A live com Christian Dunker é a primeira de dez entrevistas a serem exibidas dentro do projeto A Palavra no Agora: Conversas. A cada mês, o Museu da Língua Portuguesa recebe um novo convidado. Todos os papos contarão com tradução em libras.

Luto e dor

Lançado em julho de 2020, A Palavra no Agora reúne textos de variados formatos, produzidos por colaboradores de todo o Brasil e disponibilizados gratuitamente em noagora.museudalinguaportuguesa.org.br.

O projeto surgiu da constatação dos múltiplos prejuízos causados pelo coronavírus: além do trauma pela perda de pessoas queridas, a impossibilidade de realização dos rituais tradicionais de luto, por conta do isolamento social, provoca uma dor ainda maior a familiares e amigos. O site então propõe que as pessoas escrevam sobre a pessoa que se foi, ou sobre os próprios sentimentos, como maneira de lidar com as múltiplas perdas.

Para estimular e inspirar o público, o projeto também disponibiliza trechos de obras literárias que falam sobre o sentimento de perda, além de resenhas de livros e filmes que de alguma maneira abordam o assunto. São áreas abertas para a contribuição de escritores, editoras e do público, que podem tomar a iniciativa de sugerir obras (filmes, livros, músicas) que possam apoiar e inspirar outras pessoas nesse momento.

O site contém ainda informações sobre serviços de apoio para pessoas que estão tendo dificuldades para lidar com o momento da pandemia.