Morre Pr. Catharino Nunes Pires, um dos principais pastores do Paraná

3300
CATHARINO NUNES PIRES: falecimento constitui grande perda para a Assembleia de Deus em Curitiba

Eliseu Tisato

Neste domingo (19), o Pastor Catharino Nunes Pires, um dos mais antigos pastores da Assembleia de Deus em Curitiba, faleceu, aos 89 anos. Deixando esposa, sete filhos e netos, Pastor Catharino atuava como pastor há 50 anos, membro da diretoria da Assembleia de Deus, atualmente, no Templo da Sede.

Nas redes sociais, bispos, pastores, autoridades políticas e eclesiásticas, além de membros da igreja distribuídas em cidades pelo Paraná prestavam homenagens durante o domingo. Porém, seguindo as novas normas para realizações de velórios e cerimonias, a despedida foi marcada com uma breve homenagem, realizada na tarde de ontem, no Cemitério Jardim da Saudade.

Pastor Catharino, homem de confiança da liderança da Assembleia de Deus no Paraná, desde a gestão de Bruno Skolimowski, em 1957, já era designado para abrir novas frentes da Assembleia de Deus em outras cidades, como ocorreu em Araucária.

LEGADO
Em 1976, ao lado do pastor presidente, José Pimentel de Carvalho e do pastor Hidekazu Takayama, foi um dos criadores do IBADEP, o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Estado do Paraná.

Atuou como diretor administrativo da entidade que tem atualmente, mais de 15.960 alunos no curso básico, distribuído em 808 núcleos e 799 alunos no curso médio, distribuídos em 156 núcleos, abrangendo 24 estados no Brasil e também em países como Portugal, Argentina, Paraguai e Uruguai. O IBADEP desponta no ensino teológico como uma das maiores instituições de ensino bíblico/teológico no Brasil.

Catharino também atuou como conselheiro da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (atual Hospital Universitário Mackenzie), entidade que manteve por muitos anos o Hospital Evangélico e a Faculdade Evangélica, mantenedora de um dos principais cursos de medicina do Paraná.

O Pastor Catharino, que dedicava-se a rotina de atendimentos religiosos no templo central, recebeu, ao lado de Dom Pedro Fedalto, homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná: um título de Menção Honrosa, entregue a seleto grupos de idosos que fizeram a diferença em sua trajetória de vida.

Durante esses longos anos a serviço da igreja, Catharino recebeu muitas missões como recuperar igrejas, apaziguar discrepâncias administrativas. Sábio ouvinte, nunca se furtou em ser fiel aos princípios cristãos e ético às normas e doutrinas.

Deixa um legado de milhares de conversões, centenas de casamentos realizados e um exemplo de que, pastor, existe para servir.