Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, entregaram a reforma oficial do Centro de Educação Infantil (CEI) Jurema Neves Canziani, que fica na a Rua Deputado Agnaldo Pereira Lima, 50, no Conjunto Roseira (zona sul). É o nono revitalizado e já entregue pelo Município. Ao todo, 68 crianças, de zero a 3 anos, estudam nessa unidade filantrópica. Elas estão matriculadas do C1 ao C3 e permanecem no ambiente escolar em período integral, das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Onze funcionários atuam nessa instituição.

Casamento coletivo oficializa a união de 196 casais em Cianorte
No fim de semana dos namorados, um evento celebrou o amor de 196 casais, destes 98 de Cianorte, que disseram o tão esperado “SIM” no Casamento Civil Coletivo. Realizado no último sábado (11), no Complexo Esportivo da Unipar, a solenidade encerrou as atividades do Programa Justiça no Bairro no município. A cerimônia foi conduzida pela desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e idealizadora da Programa, Joeci Machado Camargo, que destacou a importância do companheirismo no casamento e compartilhou a história de dois casais, homenageando, dessa forma, todos os futuros maridos e esposas presentes.

Vacinação contra covid-19: UBS’s de Guarapuava aplicam todas as doses nesta segunda-feira
Apenas nesta segunda-feira (13), haverá vacinação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses contra a COVID-19 em Guarapuava. A aplicação ocorrerá nas unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Morro Alto, Campo Velho, Vila Bela, Xarquinho II e em Entre Rios, com início a partir das 9h da manhã até 12h, e retorno das 13h às 17h. Todas as doses disponíveis são limitadas. “É muito importante que a população busque a aplicação destas vacinas, principalmente nesses dias de frio, pois é nesses momentos que temos maiores incidências de infecções por COVID-19, além de síndromes gripais e influenza. A vacina está disponível para que possamos nos proteger de internações e mortes por essas doenças que são preveníveis, basta ir até uma unidade básica de saúde do município. Deste modo, passaremos saudáveis por este inverno”, destaca o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, o médico Hiagor Silva.

IAT inicia oficinas no território da APA de Guaratuba
O Instituto Água e Terra (IAT) iniciou na sexta-feira (10) uma série de oficinas no território da APA de Guaratuba. A ação conta com a parceria do ICMBio e com a colaboração do Grupo Nova Prata, através de uma condicionante da renovação de sua licença de mineração. O “Projeto Político Pedagógico Mediado pela Educação Ambiental (PPPEA) para as Unidades de Conservação” será o primeiro do Estado a ser desenvolvido com 5 Unidades de Conservação das três esferas públicas, envolvendo 6 municípios (Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Morretes, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul).

Prefeitura de Arapongas instala semáforo em cruzamento na Rua Rouxinol
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito/Diretoria de Trânsito (DIRETRAN), instalou no domingo (12) um semáforo no cruzamento da Rua Rouxinol com a Rua Alcatraz, localizado na Zona Sul da cidade. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, a instalação do novo sinaleiro atende uma necessidade dos proprietários de veículos que passam naquele cruzamento, principalmente durante os horários de pico, ocasionando congestionamento e, consequentemente, lentidão no trânsito.

Araucária inicia Operação Inverno para acolhimento temporário de pessoas em situação de rua
Um atendimento emergencial e temporário começa a ser realizado dia 13 de junho em Araucária para atender pessoas em situação de rua no período mais frio do ano: a Operação Inverno, na Casa da Cidadania. Com as instalações reconfiguradas para receber a operação, até 30 pessoas podem ser atendidas por noite no apoio. A entrada no serviço ocorre por procura espontânea dos interessados ou por busca ativa de técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e encaminhamentos feitos pelo Centro Pop. A albergagem com acolhimento emergencial e imediato ocorre para pessoas em situação de rua para pernoite. Com entrada dos atendidos entre 18h30 e 21h diariamente, eles recebem janta, têm acesso a banho e itens de higiene e saem no outro dia até as 8h, após café da manhã.

Construção da Escola Maria Cappellari em Pinhais segue em ritmo acelerado
Desde o início do ano a Prefeitura de Pinhais constrói o novo prédio da Escola Municipal Maria Cappellari, no Maria Antonieta. O espaço será aproximadamente três vezes maior que o anterior, e contará com quatro pavimentos, área construída de 3,7 mil m², 16 salas de aula, solário, diversas salas pedagógicas e de apoio, além de contar com total acessibilidade, com banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), rampas de acesso e elevador. No piso superior será construída a quadra poliesportiva. Além disso, o projeto contempla um espaço sustentável, com cisterna para coletar a água da chuva e aproveitá-la no cotidiano da Escola, e placas fotovoltaicas que serão utilizadas para abastecer a energia do local, bem como gerar economia aos cofres públicos.