Mônaco e arredores

388
Mônaco: mais de 300 dias de sol por ano

Embora os brasileiros ainda não estejam autorizados a entrar na Europa, alguns destinos se preparam para os tempos pós Covid-19 e continuam no trabalho de promoção buscando futuros visitantes. Um desses destinos é Mônaco, cujo órgão oficial de turismo é representado no Brasil pela Global Vision Access, que destaca ser o principado um dos lugares mais seguros do mundo, com um policial para cada cem habitantes, um sistema de vigilância por vídeo 24 horas em todo o território, entre outros detalhes.

Com seus mais de 300 dias de sol por ano, clima mediterrâneo ameno e a menos de duas horas das principais capitais europeias, seja de avião, trem, carro ou barco, Mônaco pode também ser o ponto de partida para um roteiro de dois dias por destinos vizinhos. Eis uma sugestão do VisitMonaco:

Primeiro dia: se você for a Mônaco pelo caminho das montanhas e da vila de La Turbie, poderá parar e admirar o Troféu de Augusto, erguido há mais de dois mil anos. Depois, siga a estrada que ficou famosa pela atuação de Grace Kelly e Cary Grant no filme Ladrão de Casaca, de Hitchcock, em um piquenique admirando a vista sobre o principado. Em seguida, já em Mônaco, você pode começar a sua estadia no hotel quatro estrelas Fairmont Monte Carlo. O manobrista cuidará do seu carro para que você se acomode rapidamente em seu quarto, com um terraço para admirar a Itália à sua esquerda, a França à sua direita e Mônaco a seus pés.

Em sua primeira noite, vá ao restaurante Gaia e experimente a culinária mediterrânea de inspiração grega. A ‘hora azul’, logo após o pôr-do-sol, é o momento ideal para um breve passeio na fronteira francesa, onde você pode se divertir indo de um país ao outro nos poucos metros que separam Mônaco de Roquebrune-Cap-Martin (na França), entre o hotel quatro estrelas Monte-Carlo Bay e o cinco estrelas Monte-Carlo Beach.

Segundo dia: na manhã seguinte, dirija-se a Èze-sur-Mer e conheça suas famosas perfumarias Fragonard ou Galimard para aprender tudo sobre esse delicado artesanato ancestral. Você pode até mesmo criar sua própria fragrância e levá-la para casa. Siga para um passeio nas ruínas do castelo, onde é possível apreciar um ótimo almoço. Reserve o período da tarde para uma visita a Sanremo, na Itália, a apenas meia hora de carro de Mônaco. É uma cidade da região Ligúria, onde você pode desfrutar de uma atmosfera especial e tipicamente italiana. No jantar, saboreie uma massa com frutos do mar ou belisque uma pizza enquanto caminha na orla. (Informações: visitmonaco.com ou globalvisionaccess.com).

Museu da Língua Portuguesa

O museu fica na histórica Estação da Luz, no centro de São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa, que ocupa as dependências da histórica Estação da Luz, no centro de São Paulo, e que há exatos cinco anos foi atingido por um incêndio que destruiu dois andares, deverá ser reinaugurado no primeiro bimestre de 2021. O acervo, por ser virtual, foi salvo. O anúncio foi feito na quinta-feira 3/12, durante live de apresentação de como foi o trabalho de reparo e reforma do prédio que é um dos cartões-postais da capital paulista, evento integrante da programação da Jornada do Patrimônio, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa ficou fechado desde 2015. Antes disso, em quase 10 anos de funcionamento, recebeu quase quatro milhões de visitantes, que viveram a experiência de se conectar ainda mais com o idioma, suas origens, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população.

Natal no Triângulo das Serras

Do restaurante, uma vista panorâmica do entorno do hotel

Como aposta nas pessoas que pretendem passar as festas de fim de ano com conforto e a poucos quilômetros de uma grande cidade, o Botanique Hotel & Spa (que passará em 2021 a se chamar Six Senses Botanique), no Triângulo das Serras (SP) programou para o Natal um pacote com serviço completo ao hóspede.

O empreendimento, criado há oito anos, tem proposta do luxo, com suítes exclusivas, linha de amenities própria feita a partir da flora da Serra da Mantiqueira, piscina externa com água mineral, cinema e biblioteca com mais de 80 e 400 títulos, respectivamente, trilhas, bicicletas para passeio, piscina isotônica no SPA D’água, entre outros detalhes.

A ceia de Natal, com música ao vivo, no restaurante Mina, possibilitará uma vista panorâmica da exuberante paisagem das montanhas ao redor. O chef Gabriel Broide trabalhou com Alex Atala e o francês Daniel Boulud, em Nova Iorque, e desenvolve culinária que prioriza alimentos frescos do campo para a mesa”, colhidos diretamente da horta do Botanique.

O programa, com mínimo de três noites de hospedagem, com café da manhã diário, menu especial e demais serviços, custa a partir de R$ 8.200 o casal mais taxas. Informações: botanique.com.br.

Réveillon em Comandatuba

Piscina central do resort de Comandatuba, cenário da queima de fogos

Uma programação especial inspirada nos amores de “Gabriela, Cravo e Canela”, obra de Jorge Amado, vai embalar o Réveillon do Transamerica Resort Comandatuba, que lançou pacote de sete diárias para o período de 27 de dezembro a 3 de janeiro de 2021. Com detalhes que podem ser conhecidos no site do hotel, o pacote inclui voo fretado diretamente para o aeroporto de Comandatuba, travessia de balsa para a ilha e hospedagem gratuita para duas duas crianças até 11 anos de idade na mesma acomodação dos pais, além das atrações de lazer.

O Transamerica Comandatuba será transformado “nas ruas boêmias que conquistaram Gabriela, com ambientação tematizada, cheia de toques de cabaret e baianidade”. A festa terá quitutes típicos, drinks especiais, apresentações musicais e queima de fogos na piscina. Os jantares temáticos serão na Tenda da Praia.

A programação especial de final de ano reúne ainda apresentações musicais com a banda Studio 4 e muitas gincanas para toda a família. Os esportes também estarão presentes, como futebol, tênis, vôlei, beach tênis, arco e flecha, squash e corrida, além de aulas de spinning ao ar livre, alongamento, hidroginástica, ioga, zumba e treinamento funcional.