dos mitos mais populares tem sua saga narrada poeticamente em Os Doze Trabalhos de Hércules, um projeto do programa radiofônico Radiocaos, que convidou os poetas Antonio Thadeu Wojciechowski, Roberto Prado, Monica Berger e Sérgio Viralobos para poetar os feitos do herói grego. O livro será lançado nos dias 8 e 9 de agosto, com shows a cada noite, no Wonka Bar, em Curitiba.

O livro tem concepção gráfica e ilustrações de Ralph Spegel, designer paranaense radicado no Reino Unido, onde chefia a área criativa de uma multinacional francesa. A entrada no Wonka é franca e haverá distribuição gratuita de exemplares ao público.

O personagem mitológico Hércules é a versão latinizada pelos romanos do original grego Héracles. Filho de uma relação extraconjugal de Zeus com a mortal Alcmena, Hércules era um semideus conhecido por sua notável força. Hera, esposa de Zeus, tinha muitos ciúmes dele. Certa vez, lhe provocou um acesso de loucura que o fez matar sua esposa e seus filhos. Como penitência, o oráculo de Apolo ordenou que ele se colocasse a serviço do seu primo Euristeu, que impôs a realização de 12 trabalhos.

Para o lançamento do livro, as apresentações no palco vão intercalar músicas e poemas, como se fosse uma execução ao vivo do Radiocaos. A cantora Priscila Nogueira realizará dois shows distintos. Em 8 de agosto (segunda-feira), cantará blues, acompanhada de Décio Caetano ao violão, em um repertório que privilegia Bessie Smith e Holiday. Haverá leitura de poemas com Antonio Thadeu Wojciechowski e Roberto Prado.

No dia seguinte, 9 de agosto (terça-feira), ela interpreta sambas-canção em interpretações que remetem às cantoras da Era de Ouro do Rádio, com acompanhamento do pianista Caio Santos. A leitura de poemas nesta noite ficará por conta de Monica Berger e Sérgio Viralobos.

Priscila Nogueira não só canta e interpreta, como também é pesquisadora sobre as origens dos ritmos musicais criados por negros, frutos de mudanças históricas, culturais e sociais ocorridas na virada de século XIX para XX. Este trabalho apresenta músicas importantes para a história do blues, do jazz e do samba, ampliando o acesso destas composições para o público.

O programa e o projeto

O Radiocaos é hoje o maior difusor da poesia gravada do país, transmitido para uma rede de rádios no Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Estados Unidos, atingindo milhares de ouvintes. Prestes a completar 25 anos no ar, o programa é produzido e apresentado desde 1998 por Rodrigo Barros Homem Del Rei e Samuel Ferrari Lago.

Monica Berger e Antonio Thadeu 

Roberto Prado e Sérgio Viralobos

Em 2018, iniciou o projeto Os Doze Trabalhos de Hércules, que recontou a jornada do herói grego por meio de poemas inéditos. Para isso, foram convidados quatro poetas e cada um ficou encarregado por escrever três dos trabalhos de Hércules, que foram apresentados entre 2019 e 2020 em rádio, vídeo e show, chegando agora ao formato livro.

O projeto Os Doze Trabalhos de Hércules gerou uma completa coleção de conteúdos multimídia entre os anos de 2019 e 2020, sempre gratuitamente para o público. Diz Samuel Ferrari Lago: “Uma temporada inteira de rádio semanalmente em episódios, uma série de vídeos, em alta definição, disponível na internet, um espetáculo gravado ao vivo no Teatro Ave Lola em Curitiba e agora, no ano em que o programa Radiocaos faz 25 anos de ininterrupta transmissão, fechando o ciclo dos Doze Trabalhos de Hércules, este livro com o texto na íntegra”.

O Colégio Positivo e Universidade Positivo são os apoiadores, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 Agende-se:

Wonka Bar (Rua Trajano Reis, 326 – São Francisco),  às 21h, com entrada gratuita, dias 8 e 9 de agosto. Distribuição do livro no local