Ministra Tereza Cristina e Darci Piana apoiam produtores do Paraná

623
Na região Oeste, visita numa propriedade afetada pela crise hídrica com lideranças rurais. Foto: Gilson Abreu/AEN

No dia 13 de janeiro, o vice-governador Darci Piana junto da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e também do Norberto Ortigara-secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento se reuniu com agricultores no Sindicato Rural de Cascavel, no oeste do Paraná e trocou opiniões a respeito da situação e crise hídrica na área do agronegócio.

Um relatório atualizado do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, estima prejuízo prévio de R$ 25,6 bilhões na safra de grãos do Paraná em 2021/22, em razão da estiagem que atinge o Estado de forma severa desde 2019.

“Viemos para conversar com os estados, com os produtores rurais, para ter uma avaliação mais precisa, para saber as ações que podemos tomar no governo federal para dar resposta a essas perdas”, afirmou Tereza Cristina.

O vice-governador Darci Piana, representando a gestão governador Carlos Massa Ratinho Junior, ressaltou que é necessário agilidade para não deixar os agricultores na mão. O Estado já decretou situação de emergência hídrica, o que permite que os agricultores negociem com os fornecedores, seguradoras e instituições financeiras. No final do ano passado, o Estado também entregou caminhões-pipa aos municípios para ajudar no fornecimento de água e irrigação das lavouras, além de contar com programas para a proteção de nascentes e microbacias.

“A perda na agricultura reflete em outros setores, no comércio, na indústria, no transporte. Por isso é fundamental que o governo federal tome conhecimento daquilo que está acontecendo no Estado, para poder tomar medidas de forma rápida e de forma conjunta”, disse Piana.
@grassi_m com assessoria. Fotos: Gilson Abreu/AEN