Menu francês, vinhos ibéricos

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Salada Gourmande: salmão defumado e camarões

As duas edições de fevereiro da La Nuit du Vin do bistrô L’Épicerie (r. Fernando Simas, 340, Bigorrilho, Curitiba) estão marcadas para os dias 23 e 25, a partir das 19h, ambas com harmonização de pratos da culinária francesa com vinhos da Península Ibérica.

A preço de R$ 160 por pessoa mais serviço, o jantar começa com a mise em bouche de quiche de salmão defumado, com alho-poró e Emmental; nas taças, o espumante Bairrada Messias Milésime 2014, de Portugal. Segue-se a entrada – vol-au-vent de mix de cogumelos ao molho cremoso e Brie gratinado, harmonizado com o também português Tons de Duorum Branco 2018.

O prato principal – tournedos de mignon ao molho Roquefort e batatas gratinadas – será acompanhado por dois vinhos: o alentejano Marquês de Borba Colheita 2018 e o espanhol da Rioja Marquês de Tomares Crianza 2017. Para finalizar, crème brûlée de doce de leite.

NOVAS SALADAS

Para os dias de verão, o L’Épicerie reintroduziu no cardápio três saladas de sucesso: Gourmande, folhas, salmão defumado, camarões, tomate cereja, cogumelos Paris e molho cocktail; Lyonnaise, alface, tomate, bacon, emmental ralado, ovo mole, croûtons; e L’Épicerie, folhas, confit de pato desfiado, manga e batata palha.

As três agora alinham ao lado as tradicionais Chèvre Chaud, salada de cabra que leva folhas, queijo de cabra quente sobre torradas e tomate seco; e Roquefort, folhas e endívias com Roquefort, nozes, peras e tomate cereja. Os preços variam entre R$ 42 e R$ 46.

Entre os finalistas

Marcelo Yugi Prantoni concorre com o drink Black Striding

O bartender do Kibô Japanese (Bourbon Curitiba Convention Hotel), Marcelo Yugi Prantoni, é um dos finalistas do World Class Brasil, etapa do maior campeonato de coquetelaria do mundo. Vai concorrer com outros 40 profissionais, entre eles 21 brasileiros.

Marcelo compete com o drink chamado Black Striding, mix de uísque black label, mel e trufas, uma proposta para acentuar ainda mais o sabor do destilado. O drink pode ser degustado no Kibô, de segunda a sábado, a partir das 19h30.

“Black label significa poder e força. A mistura com o mel traz a leveza à bebida e com as trufas, que significa o trabalho duro, com movimentos e protestos, dá um ar de glamour ao drink”, explica Prantoni. A final mundial da competição 2021 será de 5 e 8 de junho em Madri, na Espanha.

Chocolateria no Crystal

Chocolateria Brasileira, novo espaço do shopping Crystal

Rede cuja origem remete à marca Neugebauer, a Chocolateria Brasileira inaugura sua primeira loja em Curitiba: no piso L3 do shopping Crystal. O empreendimento é do casal Ricardo Salton Rosek e Silvia Camargo Chede Salton Rosek, ele neto do fundador da Vinícola Salton e ela investidora do ramo hoteleiro junto ao Transamérica Prime Batel e ao Centro Europeu Tourist. Os dois são parceiros de Christian Neugebauer, presidente da Chocolateria Brasileira e tataraneto de um dos criadores da primeira fábrica de chocolates do Brasil.

A loja oferece uma gama variada de barras, trufas e bombons embalados individualmente ou em kits, sobremesas e cafés. Com 25 unidades em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Pará, Rondônia, Santa Catarina e Distrito Federal, a Chocolateria Brasileira também opera por e-commerce próprio, atendendo todo o Brasil.

Direto da Itália

Shahar, de uva Chardonnay, entre as novidades

A casa de queijos Mozzarellart (r. Rocha Pombo, 384, Juvevê, Curitiba) anuncia sua nova carta de vinhos, com rótulos das vinícolas Romaldo Greco e Tramacere Vini, de Salento, sul da Itália. Os preços variam entre R$ 58 e R$ 165.

A empresária Renata Bueno, proprietária da Mozzarellart, diz que a parceria com a vinícola italiana surgiu depois que ela e o marido, conhecedor de vinhos, fizeram visitas a dezenas de cantinas naquele país europeu: “Além das opções de vinhos tinto e rosé que já oferecíamos, trouxemos também vinhos brancos especiais e um frisante para completar nosso empório”. Todos os rótulos da casa são importações exclusivas.

Entre os tintos estão o Elisir, de uvas Merlot e Primitivo, e o Versus, de uva Negroamaro; nos brancos, o destaque é o Shahar, de uva Chardonnay, e mais o espumante Ebbreza brut, da mesma uva. O rosé Duodecim, de uva Negromonte, também disponível na casa, já foi premiado na Itália e ganhou o título de melhor custo-benefício do país pelo Guida Berebene, segundo Renata.

Outra novidade são as massas artesanais italianas da Manta Pastai, da Puglia, produzidas de forma totalmente artesanal, desde a colheita e hidratação da sêmola de trigo duro até a modelagem da massa, secagem e embalagem. A casa abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h30 às 17h. Informações: www.mozzarellart.com.br .

Cafeteria drive-thru

A Starbucks, que comemora em 2021 quinze anos no Brasil – e que já chegou a anunciar uma cafeteria em Curitiba (PR) – inaugura sua primeira loja drive-thru no país: fica no km 84 da rodovia Presidente Dutra, a principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro. A informação é da SouthRock, operadora licenciada da Starbuck no Brasil.

Além do espaço dedicações às operações drive-thru, a cafeteria tem um lobby de 303 metros quadrados com mesas e cadeiras. O horário de funcionamento é das 7h às 22h de segunda a quinta, fechando uma hora mais tarde de sexta a domingo.