Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

O Memorial Paranista do Parque São Lourenço e a Torre Panorâmica das Mercês são destaques da Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade dos Serviços Turísticos.

O complexo cultural Memorial Paranista, idealizado pelo prefeito Rafael Greca e inaugurado em 2021, conquistou a nota 4,89, a terceira maior entre os 233 atrativos turísticos do país avaliados pelo indicador Aprendizado. A primeira e a segunda maiores notas serão divulgadas até 8 de julho.

Segundo informações da empresa responsável pela metodologia, a Tourqual ®, o indicador de Aprendizado refere-se a como o turista avalia o conhecimento que conquistou por visitar o atrativo.

“O Memorial Paranista é um exemplo da união da cultura e do meio ambiente. Suas galerias com obras únicas, o Jardim das Esculturas e demais espaços enaltecem os símbolos do nosso estado e temas recorrentes do trabalho do mestre João Turin”, destaca o prefeito Rafael Greca, que comemora o reconhecimento do espaço pela pesquisa nacional.

A Torre Panorâmica é destaque na categoria Percepção do Preço e recebeu o índice 4,32, em um levantamento feito com base em 3.915 respostas.

Neste quesito é levada em consideração a percepção do preço cobrado para entrada no atrativo ou dos produtos e serviços complementares (bares, guias, etc), um dos fatores chave na formação da satisfação do turista.

Pesquisa
Idealizada pelo professor catarinense Tiago Savi Mondo, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a pesquisa foi realizada entre outubro de 2021 e março de 2022.

Foi coordenada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e utiliza a metodologia Tourqual ®, na qual o levantamento dos dados tem o objetivo de diagnosticar a percepção de turistas com relação à qualidade dos serviços dos principais destinos brasileiros, com notas que variam entre 1 e 5.

Conforme o professor Mondo, esta é uma das maiores pesquisas com turistas já realizada no país e proporcionará resultados importantes para a definição de estratégias de gestão dos serviços turísticos.

A RBOT pretende apresentar soluções de melhoria para os serviços turísticos brasileiros. Os resultados finais serão apresentados no VI Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo em Natal, no dia 8 de julho.

Em Curitiba o articulador da pesquisa foi o Instituto Municipal de Turismo em parceria com a Paraná Turismo e foram avaliados quatro atrativos: Jardim Botânico, Memorial Paranista, Museu Oscar Niemeyer e Torre Panorâmica.

“Cada vez mais, atrativos e empresas turísticas têm se esforçado em entregar uma experiência excelente e memorável ao turista. Ensinar sobre a cultura local, gastronomia, história do empreendimento ou do destino ou qualquer outra informação nova e relevante para o turista pode ser uma estratégia barata, simples e de operação viável que vai melhorar a percepção do visitante e potencializar sua satisfação”, explica a Tourqual, em comunicado divulgado nas redes sociais.

Com SMCS