A Fundação Cultural de Curitiba é uma das parceiras na realização da mostra que reúne obras de 38 artistas de sete países latino-americanos.

O Memorial de Curitiba, espaço da Prefeitura administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, abriga a partir do próximo domingo (16) uma das exposições da 4ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul, com obras selecionadas de artistas de sete países: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, México e Costa Rica. O lançamento acontece em quatro espaços diferentes, durante a semana – dia 12/9 (quarta-feira), no Museu de Arte Contemporânea do Paraná e na Casa Andrade Muricy; dia 13/9 (quinta-feira), no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA); e dia 16/9 (domingo), no Memorial de Curitiba.

A mostra é promovida pelo Instituto Paranaense de Arte, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Fundação Cultural de Curitiba A curadoria do evento está sob responsabilidade de Fábio Magalhães, ex-curador-chefe do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e ex-diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Fernando Cocchiarale, curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM); e Ticio Escobar, curador da Bienal de Valencia, na Espanha. O projeto ainda conta com a consultoria dos críticos de arte Fernando Bini e Paulo Reis (PR), João Evangelista (SC) e outros cinco consultores latino-americanos.Com “Narrativas Contemporâneas” como tema desta edição, a 4ª VentoSul incluirá performances e interferências urbanas do coletivo Interluxartelivre e de outros artistas, além de mostras de filmes de arte, palestras e mesas-redondas. “A partir da figura das narrativas contemporâneas, cada artista tratará uma situação, um conceito, um relato ou uma questão, baseando-se em argumentos visuais”, explica a presidente do Instituto Paranaense de Arte, Luciana Casagrande Pereira. A programação completa da mostra e a lista dos artistas que irão expor suas obras no evento estão disponíveis no site www.mostraventosul.com.br.Ao final, a mostra será documentada em um catálogo com 320 páginas – incluindo imagens de obras e textos críticos – com design assinado pelo artista gráfico Miran. O projeto conta com patrocínio da Petrobras, Eletrobrás e Itaipu, além do apoio educacional da Fundação Bradesco e do apoio institucional do Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Arte (Funarte), Fundação Memorial da América Latina e Ministério das Relações Exteriores.

Palestras – Na semana de abertura da 4ª VentoSul os curitibanos terão oportunidade de conversar com alguns artistas participantes da mostra. No dia 11/9 (terça-feira), serão realizadas duas palestras: às 15h, com a artista Paula Boechat, integrante da dupla PaulaGabriela, e, às 19h, com o mexicano Jorge Méndez Blake e o colombiano Luis Morales. No dia 12/9 (quarta-feira), às 15h, já estão confirmadas as presenças de Max Gomez Canle da Argentina, Ricardo Migliorisi do Paraguai e Jhafis Quintero da Costa Rica. No dia 14/9 (sexta-feira), às 19h, Patrick Hamilton, do Chile, conversa com os participantes. Cada artista terá 30 minutos para apresentar seu trabalho. Logo após, os participantes terão oportunidade de fazer perguntas e interagir com os palestrantes. As conversas serão no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (Rua Coronel Dulcídio, 638, no Batel).

Mesas-redondas – Na quinta-feira (dia 13/8), acontecem duas mesas-redondas abertas ao público. A primeira será às 15h, com a participação do curador Fábio Magalhães, da crítica de arte mexicana Montserrat Albores Gleason e do crítico colombiano Jaime Cerón. Às 18h30 é a vez do crítico de arte Paulo Reis, do curador Ticio Escobar e da crítica argentina Eva Grinstein conversarem sobre a temática da mostra. As mesas redondas, ambas gratuitas, serão realizadas na sala Homero de Barros da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. A mediação será feita pelo crítico de arte Fernando Bini. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@mostraventosul.com.br .

 

Serviço:

  • 4ª VentoSul – Mostra Latino-Americana de Artes Visuais
  • Dia 12/9 (quarta-feira) – Museu de Arte Contemporânea do Paraná (19h) e Casa Andrade Muricy (20h)
  • Dia 13/9 – Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná – MusA (20h)
  • Dia 16/9 – Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico (11h)
  • Informações: