Tem coisa acumulada no seu quintal que você não usa mais? Então vamos fazer uma limpeza e evitar que o mosquito da dengue apareça por aí. As Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde estão organizando uma nova rodada de mutirões de limpeza na cidade que começa a partir do dia 30 de julho e segue até o início de setembro. Em cada um dos seis sábados de ação, o mutirão de limpeza vai percorrer duas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde recolhendo todo tipo de material que possa acumular água. Nelci Mariano, coordenadora dos serviços de Vigilância Ambiental, destaca que os mutirões de limpeza são organizados após a avaliação dos resultados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado a cada dois meses.

Cianorte tem 25 taxistas aptos para benefício do Governo Federal
Na última quinta-feira (21), a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Larissa Meneguello Biggi Polli, representando o prefeito Marco Franzatto, participou de uma reunião on-line com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos de Oliveira, sobre os taxistas regularmente cadastrados junto aos municípios, até a data de 31 de maio de 2022, que poderão receber o benefício previsto na Emenda Constitucional nº 123. Segundo o ministro, o registro dos taxistas no programa deverá ser realizado pelas prefeituras no período de 25 a 31 de julho. O Governo Federal cruzará os dados com bases de informações já existentes, como a DataPrev.

CEU das Artes de Toledo oferece 223 cursos profissionalizantes EAD
O Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) inicia nesta segunda-feira (25) as matrículas para as 223 opções de cursos profissionalizantes na modalidade ensino a distância (EaD) disponibilizados pelo projeto “Expresso em Casa”, do Instituto Sicoob. A comunidade da região do Santa Clara IV poderá acessar o conteúdo no laboratório de informática do equipamento público, que é gerenciado pela Secretaria Municipal da Cultura. O convênio entre a pasta e a instituição financeira também contempla ações de cidadania financeira voltadas ao público jovem que serão promovidas em breve.

FUNPREV de Telêmaco Borba alerta para última semana para a atualização cadastral de beneficiários
Dia 29 de julho é o prazo final para a atualização cadastral dos beneficiários, aposentados e pensionistas, do Fundo Previdenciário do Município de Telêmaco Borba – FUNPREV. De acordo com os dados da instituição, ao todo, são 858 beneficiários, sendo 649 aposentados e 209 pensionistas. A atualização cadastral vem sendo feita desde o dia 1º de julho e até quinta-feira (21) foram 453 pessoas atendidas, o que representa 52,79%, restando ainda 405 beneficiários, 47,20% para regularizar suas situações junto ao FUNPREV. Para atualizar o cadastro é necessário apresentar os documentos de RG, CPF, comprovante de endereço, telefone para contato, (caso não tenha, informar o telefone de um vizinho ou de parente próximo), e comprovante de estado civil e se tiver dependentes, os documentos pessoais destes.

Vacinação contra a Covid-19 para crianças de 03 e 04 anos com comorbidades inicia nesta segunda-feira em Araucária
Após a aprovação pela (Anvisa) da Vacina Coronavac para crianças acima de 3 anos de idade, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações para vacinação do público infantil a operacionalização da vacinação das crianças de 03 a 04 anos no Paraná, será de acordo com a disponibilidade de doses da vacina Coronavac em estoque nos municípios e seguirá de forma prioritária: Iniciando com Crianças imunocomprometidas e com comorbidade de 3 e 4 anos de idade (conforme definição que consta no Plano Nacional de Operacionalização). Nesta segunda-feira (25) vai iniciar a vacinação pediátrica contra a Covid-19 para crianças que tenham entre 03 e 04 anos com comorbidades.

Construção da Escola Maria Cappellari em Pinhais entra em nova fase
Após o trabalho de terraplanagem e fundação, a construção do novo prédio da Escola Municipal Maria Cappellari, no bairro Maria Antonieta, entra na fase estrutural com a construção das paredes. O novo prédio será aproximadamente três vezes maior que o anterior, e terá quatro pavimentos com área construída de 3,7 mil m² com: 16 salas de aula, solário, salas pedagógicas e de apoio, além de total acessibilidade com banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), rampas de acesso, elevador e a quadra poliesportiva será construída no piso superior. A Escola Maria Cappellari terá espaço sustentável, com cisterna para a coleta da água da chuva e aproveitá-la no cotidiano da instituição, além de placas fotovoltaicas que serão utilizadas para abastecer a energia do espaço, bem como gerar economia aos cofres públicos.

SETRAB de São José dos Pinhais oferece curso gratuito de Preparo e Decoração de Bolos – início em agosto
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais informa que estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Preparo e Decoração de Bolos. O curso será ministrado na sede do SINE-SJP, com carga horária de 21 horas, entre os dias 08 e 16 de agosto, das 13h30 às 16h30. Os interessados devem atender os seguintes requisitos: estar desempregado, ser morador do município, ter a partir de 16 anos e escolaridade a partir do 5º do ensino fundamental.

Prefeitura de Foz do Iguaçu executa mais melhorias em vias do centro
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Obras, iniciou novos trabalhos de limpeza e recape asfáltico na região central da cidade. “Seguimos fazendo melhorias em todas as regiões da cidade, levando asfaltamento em locais onde as obras eram aguardadas há anos, e também fazendo o recape de vias muito movimentadas, como é o caso da região central”, afirma o secretário municipal de Obras, Cézar Furlan. Ao todo, sete vias e uma alameda receberão as melhorias.