Disco consolida o DNA Matanza mas sem deixar de apresentar novos caminhos e soluções singulares.

O aguardado segundo álbum da banda Matanza INC está finalmente disponível. Após o notável sucesso do single “Tudo Destruído” e seu vertiginoso videoclipe, é a vez dos fãs conferirem as dez músicas inéditas deste novo trabalho. Retórica Diabólica chega agora em parceria com o selo Estelita de Recife.

Matanza INC é uma banda que continua de onde parou o antigo Matanza, cujas atividades encerram-se em meados de 2018. O guitarrista, compositor e fundador da banda Marco Donida segue acompanhado pelos também ex-integrantes Jonas Cáffaro na bateria e Dony Escobar no baixo. O vocalista Vital Cavalcante (ex-Jason e Poindexter) completa o grupo.

Ouça Retórica Diabólica:

Retórica Diabólica é um álbum que não apenas tem a função de dar continuidade ao trabalho autoral de Donida, como também lhe cabe justificar toda a empreitada. Se por um lado o estilo “Matanza” está escrito no DNA do autor, a terminação INC demanda algum diferencial. Com efeito, o que se ouve aqui é uma banda renovada, reinventada, capaz de gerar conteúdo relevante e legítimo.

Percebe-se a maturidade de uma obra iniciada há mais de vinte anos, mas muito longe de soar “mais do mesmo”. Aliás, o maior atributo do álbum talvez esteja na percepção de que, sim, há muito mais a ser feito dentro do “Matanzaverso”; que sonoridades diferentes funcionam muito bem quando aplicadas à sua fórmula, da mesma maneira que outras narrativas ainda cabem no cânone.

A gravação no estúdio High Five / El Rocha, bem como a mixagem e masterização assinadas por Fernando Sanches, conferiram ao disco um som pesado e orgânico. Todas as composições foram desenvolvidas durante o isolamento social da pandemia e todo o trabalho de arranjos se deu de forma remota. Com cada um em sua casa gravando sua parte, o disco foi ficando pronto, conta Vital. “Tivemos apenas uma semana de ensaio antes de entrar em estúdio para a gravação, mas todas as músicas já estavam bem resolvidas, então deu tudo certo. Ficamos bem felizes com o resultado!”.

O single de “Tudo Destruído”, lançado em maio, teve videoclipe dirigido pelo lendário Eduardo Kurt, que entre outros, foi responsável por clipes clássicos da banda como “Ela Roubou meu Caminhão”, “Pé na Porta, Soco na Cara” e “Mulher Diabo”.

Em sequência, o lyric vídeo da música “Sórdida Agenda Secreta” chega ao Youtube, no mesmo dia em que o álbum é lançado nas plataformas digitais. O clipe é pilotado pelo consagrado artista Alcides Burn, com as artes do disco feitas por Donida.

Agora, as expectativas ficam por conta das apresentações ao vivo e shows em diversas cidades estão programados para os próximos meses. O lançamento oficial acontecerá no lendário Hangar 110, em São Paulo, no próximo dia 25 de junho, e em Taubaté no dia seguinte.

Mais Informações:

Facebook: https://www.facebook.com/MatanzaINC/
Instagram: https://www.instagram.com/matanza_inc/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9VmOI42yzjoW26pbwCDPYQ

 Foto: Marcelo Marafante