Manter hábitos saudáveis é um aliado para evitar o câncer de mama

268

Uma alimentação correta e a prática regular de exercícios físicos são importantes para a nossa vida, mas quando pensamos que essas atitudes também podem nos proteger contra o desenvolvimento de algum tipo de câncer, essas ações se tornam fundamentais dentro da rotina.

Dados do Instituto Nacional de Câncer, o INCA, estimam mais de 66 mil novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022 no Brasil. A incidência desse câncer se configura entre as primeiras posições das neoplasias femininas. Em muitos casos os riscos de desenvolver essa neoplasia são determinados por fatores genéticos, mas estudos apontam que cerca de 30% dos diagnósticos poderiam ser evitados com hábitos de vida saudáveis, principalmente no que diz respeito à alimentação.

Além de evitar o consumo excessivo do álcool, tabagismo e sedentarismo, é importante não consumir produtos ultraprocessados, sal, açúcar, aditivos artificiais, carne vermelha em excesso, farinha branca, frituras e produtos industrializados em grande quantidade.

Invista em alimentos com original vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais, além daqueles com antixoxidantes naturais. Mas lembre-se: mesmo mantendo uma dieta balanceada e atividades físicas regulares, é fundamental realizar os exames periódicos regularmente, mesmo em tempos de pandemia. “Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, melhores as taxas de cura e os tratamentos terão melhores resultados”, salienta a rádio-oncologista Paula Regia Soares, do Oncoville, clínica especializada em radioterapia.

Com assessoria