Profissionais farão palestras sobre o Design como diferenciação de mercado e, paralelamente ao Fórum, será realizada a Mostra DesignArt, com ícones do design mundial.

Profissionais internacionais e brasileiros debaterão tendências do Design em temas da atualidade no Fórum Internacional de Design e Inovação, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo, SP, no próximo dia 13 de setembro.

Tendo como proposta discutir a questão do Design como fator de diferenciação, demonstrado por cases e visões internacionais e nacionais, o Fórum Internacional de Design e Inovação é voltado a designers e profissionais da área como arquitetos e decoradores de interiores, público acadêmico do setor e especialistas de Pesquisa & Desenvolvimento.

Formatado em três painéis sob os temas “Design e Competitividade Internacional”, “Design e Alta Tecnologia” e “Design e Competitividade na Indústria”, o Fórum Internacional de Design e Inovação contará com palestras de experts em design asiático – que vem revolucionando o mercado nos últimos anos –, além de especialistas do Brasil e de outros países, e terá como moderador Luciano Deos, diretor presidente do GAD Design e vice-presidente da Associação de Design do Brasil.

O primeiro painel, “Design e Competitividade Internacional”, é formado pela palestra Inovação em Design na Coréia (“Design Innovation in Korea”), de Kun-Pyo Lee, professor e chefe do departamento de Desenho Industrial da KAIST (Korea Advanced Institute of Science and Technology) na Coréia, e por A importância do Design no processo de inovação, com especialistas nacionais, que apresentarão óticas do tema que são complementares entre si, como a visão do governo, do acadêmico e do profissional de Design. Entre os palestrantes, o premiado designer Guto Indio da Costa, Freddy Van Camp, professor da Esdi (Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – e diretor da VanCampDesign), Fernanda Bocorny Messias, do Programa Brasileiro de Design e a Profa. Rossana Maria de Castro Andrade, da Universidade Federal do Ceará, que ministrará a palestra “Tecnologia e design na evolução dos Celulares”.

O representante do Life Soft Research Center – divisão do Centro de Design Corporativo da LG Electronics-, Chul-Bae Lee, discorrerá sobre o tema Gerenciamento do Design (“Design Management”) no painel “Design e Alta Tecnologia”, em que Jonas Silva, da equipe de Design da Volkswagen Brasil, falará sobre um case de sucesso brasileiro.

Em “Design e Competitividade na Indústria”, Inaba Mitsuru, reconhecido consultor de design do Japão, realizará a palestra Inovação nos negócios por meio do Design (“Business Innovation through design”). Sob o mesmo tema do painel, o internacionalmente conhecido diretor criativo do Fahrenheit 212, Rony Zibara, apresentará cases inusitados, que fizeram do estúdio norte-americano um dos mais respeitados do mundo.

No encerramento do Fórum Internacional de Design e Inovação, será inaugurada a Mostra DesignArt, que trará ícones do design mundial, dispostos em espaço privilegiado do MuBE. A Mostra DesignArt ficará aberta a visitação do público gratuitamente nos dias 14 e 15 de setembro.

Os eventos são uma realização da LG Electronics e da Universidade Federal do Ceará.

As vagas são limitadas. Mais informações sobre o fórum, tema das palestras, perfil dos palestrantes e outros dados sobre o evento estão disponíveis no site www.forumdedesign.com.br

AGENDA

  • FÓRUM INTERNACIONAL DE DESIGN E INOVAÇÃO
  • 13 de setembro de 2007
  • MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
  • Av. Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo – SP
  • Horário: 8h00 às 18h00
  • Participação: Profissionais do segmento, acadêmicos e estudantes de Design, com vagas limitadas.
  • Inscrições pelos telefones: 3045-3215 e 3846-4024
  • MOSTRA DesignArt
  • Local: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
  • Endereço: Av. Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo – SP
  • Data: 14 e 15 de setembro de 2007
  • Horário: 14/09 – 9h00 às 19h00
  • 15/09 – 9h00 às 14h00
  • Preço: Gratuito