A nova unidade deve atender mais de 120 crianças e vai oferecer uma nova biblioteca para a comunidade do Tatuquara.


A Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino ganha esta semana mais uma creche, graças ao apoio da Kraft Foods Brasil. Localizada na comunidade do Tatuquara, periferia de Curitiba, o espaço vai atender diariamente cerca de 120 crianças e oferecer uma nova biblioteca para as pessoas que vivem naquela região. A inauguração, que acontece nesta quinta-feira, dia 13/09, às 10hs, faz parte do Programa "Bom Vizinho", da Kraft, que visa a estreitar o relacionamento com a comunidade do entorno das suas fábricas e promover o desenvolvimento local. A Associação Vovô Vitorino desempenha suas atividades na comunidade do Tatuquara desde o início dos anos 90, sendo responsável por um importante e excelente atendimento às comunidades ali existentes, propiciando cursos, palestras e eventos. "A inauguração da creche vai aumentar significativamente o número de beneficiados, propiciando educação e cidadania a crianças que vivem na periferia de Curitiba. Além disso, por meio de um programa de geração de renda, esperamos proporcionar a capacitação de jovens e adultos, contribuindo para uma possível atuação no mercado de trabalho e, principalmente, acesso à renda", explica Alessandra Garcia, gerente de Responsabilidade Social da Kraft Foods Brasil. A comunidade terá a oportunidade de participar do curso de geração de renda, uma parceria entre a Kraft Foods, a ADITEPP (Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos) e a Associação Vovô Vitorino. Com duração de dois meses, visa a estimular o surgimento e a organização de práticas geradoras de renda, instigando a participação do público envolvido na construção do próprio conhecimento. Os módulos acontecem dentro da Associação Vovô Vitorino, que oferece também aulas práticas com foco em panificação e reaproveitamento integral dos alimentos. Além das aulas práticas, a ADITEPP promove um módulo teórico, que inclui temas relevantes à construção da cidadania e da identidade enquanto ator social responsável, como: Empreendedorismo; Auto-Estima e Confiança; Economia de Mercado; Economia Solidária; Princípios Administrativos;  Liderança; Viabilidade de Negocio e Credito; Pensando a Comunidade e Políticas Publicas; Produção; Responsabilidade Social; Marketing e Comercialização; Ética; Contabilidade; Direitos e Deveres do Cidadão; Cooperativismo, Associativismo e Organização em Rede;Trabalho em Grupo e Participação. 

No evento de inauguração estarão presentes a coordenadora da associação, Maria Julia, e também Fábio Acerbi, diretor de assuntos corporativos, para o descerramento da placa inaugural. Um coquetel preparado pela própria comunidade será oferecido após visita dos convidados às instalações da nova creche.

 Kraft Foods A Kraft Foods Brasil é subsidiária da norte-americana Kraft Foods, segunda maior indústria de alimentos ao mundo e primeira nos Estados Unidos. No Brasil, a empresa conta com um portfólio de marcas consagradas como Lacta, Royal, Tang, CLight, Maguary, Club Social, Trakinas, Bits Chipits, Oreo e Philadelphia. A Kraft tem na Responsabilidade Social Corporativa um dos pilares estratégicos, atuando nas áreas de combate à fome e desnutrição, educação, melhoria da qualidade de vida, e promoção da sustentabilidade nas comunidades onde está presente com parceiros como Care Brasil; Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional; Pastoral da Criança; Fome Zero e Abrinq; além do "Programa Voluntário Kraft", considerado benchmark em Curitiba (PR) e do Programa Bom Vizinho. 

Essa visão estratégica contribuiu para que a Kraft Foods tivesse duas práticas de gestão em Responsabilidade Social premiadas pelo Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa 2006.