Detran/PR realiza blitze e palestras para alertar e prevenir acidentes de trânsito.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) inicia no dia 18 de setembro (terça-feira), em todo o Estado, as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “O Jovem e o Trânsito”. A abertura oficial do evento acontecerá também no dia 18, durante a Escola de Governo – reunião entre o governador do Paraná e o secretariado – que é realizada semanalmente no auditório do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. 

“Durante esta semana pretendemos reforçar e alertar as pessoas, principalmente os jovens, sobre os perigos e riscos que o desrespeito às leis e regras do trânsito podem ocasionar”, diz o diretor geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti. A preocupação especial com os jovens é justificada ao se analisar os dados sobre vítimas de acidentes de trânsito. Em 2006, no Paraná, morreram nos locais dos acidentes 68 jovens na faixa etária de 10 a 17 anos. Já entre os jovens de 18 a 29 anos, geralmente os primeiros anos destes como motoristas de veículos automotores, o número de mortos nos locais de acidentes foi ainda pior, chegando a 388 durante todo o ano passado.

Por isso, durante a Semana Nacional de Trânsito serão realizadas palestras e exposições, blitze educativas e intervenções nos semáforos das cidades do interior do estado e também da capital. “A Semana Nacional de Trânsito, que é um evento coordenado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tem como objetivo promover campanhas educativas voltadas a mobilização de toda a sociedade, para que esta seja protagonista de ações preventivas de segurança e de cidadania no trânsito. O Detran e outras entidades de trânsito do Paraná são parceiras na realização do evento”, explica Maria Helena Gusso Mattos, coordenadora da divisão de Educação para o Trânsito do Detran/PR e integrante da equipe que promove a Semana Nacional de Trânsito no estado.

Para saber quais eventos serão realizados em sua cidade, basta procurar a Ciretran do município, que poderá repassar a programação da Semana Nacional de Trânsito na região. Em Curitiba, o Detran/PR, além das suas próprias blitze educativas, realizará intervenções conjuntas com outros órgãos de trânsito. Também serão realizadas atividades da Semana Nacional de Trânsito durante o evento Comunidade Jovem e Trânsito, projeto do Detran/PR, que terá uma de suas etapas realizadas no mesmo dia da abertura da Semana de Trânsito (18/09).