João GG faz vernissage de Latitude 35 na SOMA Galeria

400

Nome promissor das novas gerações de artistas brasileiros, o gaúcho João GG inaugura a mostra individual Latitude 35, neste sábado dia 4, na SOMA Galeria, em Curitiba. O artista e o curador da exposição, Renato Menezes, a partir das 14h30 promoverão um bate-papo com o público presente.

Latitude 35 é a primeira individual em Curitiba de João GG, que participou de diversas mostras no Brasil e no exterior (expondo na Ásia com destaque). O título faz referência à linha imaginária que corta a região do Rio Grande do Sul em que João GG nasceu. E foi lá onde todas as obras em foram concebidas e realizadas, em um processo de criação intimista e bastante particular.

Juntos, estes trabalhos buscam pensar sobre suas próprias origens e sobre os aspectos míticos e físicos da geografia gaúcha, fazendo emergir um lugar onde os mistérios da ficção suplantam de vez a aspereza da realidade”, enxerga Renato Menezes, descrevendo um hibridismo de técnicas e de materiais, que podem apresentar característica de telas, relevos, instalações entre outras modalidades artísticas –  materiais como “vespeiros, raízes, ossos, crustáceos e sedas se associam, assim, a papéis antigos, vidros finíssimos, bibelôs, estatuetas, pingentes e badulaques”.

As peças que compõem o repertório de imagens de João GG mostram com ele opera como um artista-colecionador “Se ‘toda coleção é uma forma prática de memória’, então João GG a exerce na medida em que encontra objetos singulares, vazios de utilidade e cheios de completude, que se reorganizam entre si e se reviram sutilmente na espessura das narrativas pessoais”, explica Renato Menezes.

Anote: Vernissage das 14 às 20h deste sábado, 4 de dezembro. Em cartaz até 20 de fevereiro de 2022,  visitação gratuita de terça a sábado das 14 às 19h. A SOMA Galeria fica no terraço do multiespaço SFco179 (Rua São Francisco, no centro de Curitiba).