João e o Pé de Feijão encerra festival com público presente

386

 “Era uma vez…Eram duas, eram três” encerra sua terceira edição dedicada às crianças neste fim de semana com a adaptação do clássico da literatura infantil João e o Pé de Feijão. E marca o retorno das apresentações presenciais, no Teatro Bom Jesus. Toda a renda será revertida à ala pediátrica do HC e para o programa de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente-Dedica.

Letícia Guimarães, diretora da montagem, fala sobre a volta do público: “Estamos nos sentindo quase como se fosse a primeira vez! Toda estreia é emocionante, mas essa está sendo em dobro, pois estamos há quase dois anos (que pareceram um século!) longe das plateias presenciais”.

Encenada pela Cia do Abração, a peça valoriza a preservação do meio ambiente e as virtudes, contextualizando-se nas festas populares brasileiras, como a de São João. Aqui, o protagonista é João do Fubá, um menino da roça, vivendo em meio à fome e à seca. Ao ir à feira, à mando de sua mãe, vender a vaca da família, encontra um pássaro, que lhe propõe trocar o animal por três feijões mágicos. E assim, João do Fubá embarca em uma aventura pelos céus, para escapar da dura realidade brasileira. Nas alturas, uma galinha o presenteia com um ovo de ouro, mas inútil para matar a fome. De volta ao pé de feijão, João encanta-se com a arte da Viola Mágica. E leva música para a roça.

Além do espetáculo, o público poderá apreciar o figurino do Pé de Feijão, criado pelo figurinista e artista visual Gustavo Krelling, na exposição Caminhos do Encantamento, no foyer do teatro. Todos os figurinos do festival foram feitos com materiais reciclados ou inusitados, muitos deles de reutilização. Para o personagem Pé de Feijão, foram utilizados garrafas pet retorcidas, 250 metros de mangueiras de jardim, pedações de utensílios de cozinha, espumas e galhos.

Leve a criançada:

Às 16h deste sábado 23/10 e domingo 24/10, no Teatro Bom Jesus (Rua 24 de maio, 135). O público será acomodado com intervalos de poltrona. Haverá medição de temperatura, uso do álcool em gel, obrigatoriedade de máscaras, entre outros cuidados.

Ingressos à R$30,00 (inteira), R$15,00 (meia-entrada) e R$10,00 (promocional antecipado). Pontos de venda: Disk Ingressos no Ventura Shopping, Call-center (41) 33150808.

As peças do “Era uma vez”, a partir de 30 de outubro, estarão disponíveis gratuitamente no canal youtube da Montenegro, realizadora do festival por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Associação dos Amigos do HC. Patrocínios de Credipar, Fertipar, Cattalini, Jaguáfrangos, Tecnolimp, RDP Petróleo, Servopa, Engepeças, Trützschler, Elejor, Sanepar, Banco Digimais, Paraná Operações Portuárias, Ravato, Greca Asfaltos, Impress The Decor Company, Nórdica, Quasar, Ítalo Supermercados e Magnetron.