O ministro da Defesa do Japão, Kishi Nobuo, disse que a Coreia do Norte pode ter lançado dois tipos de mísseis balísticos de curto alcance no domingo: alguns capazes de seguir por trajetórias irregulares e outros, que a Coreia do Norte chama de foguetes “supergrandes”.

Segundo o Ministério da Defesa, a Coreia do Norte testou o lançamento de pelo menos seis mísseis balísticos no domingo. A pasta afirma acreditar que todos eles tenham caído no Mar do Japão fora da zona econômica exclusiva do país.

Na terça-feira, Kishi disse à imprensa que a Coreia do Norte lançou um grande número de mísseis de pelo menos três locais diferentes durante um curto período de tempo. Ele descreveu a medida como “sem precedentes” e “totalmente inaceitável”.

Segundo Kishi, os seis mísseis podem ter sido do tipo de míssel de curto alcance que Pyongyang já testara no passado. Ele disse que eles podem ser foguetes “supergrandes” e mísseis que são capazes de seguir caminhos aéreos irregulares.

Segundo o ministro, Pyongyang lançou pelo menos 26 mísseis neste ano. O número já ultrapassa o recorde de 25 lançamentos de mísseis, quebrado pela Coreia do Norte em 2019. Kishi disse que seu ministério vai continuar se engajando em esforços com o objetivo de fortalecer drasticamente a capacidade de defesa do Japão.

Com ag internacionais