Iniciativas dão continuidade à agenda de sustentabilidade e disseminação de práticas.

Pautado no respeito ao ser humano, à legalidade e à diversidade, o Banco Itaú dá continuidade ao seu compromisso de esclarecer e orientar a sociedade sobre o uso responsável dos serviços e produtos financeiros e lança este mês, de uma só vez, dois importantes programas. O primeiro vai tratar do Uso consciente da Conta Corrente e tem como objetivo nortear os clientes sobre a movimentação segura, responsável e correta de sua conta. O segundo aborda o tema Acessibilidade e irá apresentar as condições de acesso que o Itaú assegura para que as pessoas com deficiência utilizem suas agências, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e internet, sem a necessidade de qualquer ajuda especial.  Os programas serão divulgados ao público em geral por meio da distribuição de cartilhas nas agências, de mídia em tv e o conteúdo de cada uma delas também estará disponível para download na internet (www.itau.com.br). Entre os temas abordados pela cartilha do Uso consciente da Conta Corrente, os clientes terão informações sobre como funciona uma conta corrente, como movimentá-la da melhor forma, informações completas sobre os pacotes de serviços mais adequados, além de dicas de como economizar em tarifas.  A cartilha de Acessibilidade, por sua vez, trará informações sobre as mudanças que o Itaú está promovendo nas agências, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e Internet para atender de forma ampla e integrada as pessoas com deficiência O programa contará ainda com uma ação inédita: a cartilha terá versão em braile. Também será exibido filme sobre o tema com close caption (legenda para as pessoas com deficiência auditiva), além de uma versão em html do hotsite da campanha, possibilitando a leitura do conteúdo por deficientes visuais, através de software específico. Iniciativas sustentáveis Inseridas no compromisso do Itaú com a responsabilidade socioambiental e o melhor uso do banco, as novas iniciativas somam-se a programas anteriores: do Uso consciente do Crédito, lançada em 2005 e que está em sua segunda edição. Voltada para pessoas físicas e jurídicas, o programa Uso Consciente do Crédito já distribuiu mais de 1 milhão de cartilhas com informações sobre como realizar o controle do seu orçamento familiar, qual o produto de crédito mais adequado à necessidade do cliente, entre outras dicas. Ainda este mês, o Itaú também lança a segunda edição de dois outros programas: Mais Segurança e o Ouvir Você. Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de esclarecer os clientes sobre como se prevenir e combater as fraudes, o programa Mais Segurança mostra a importância dos clientes também fazerem a sua parte, estimulando-os ao uso responsável dos canais eletrônicos do banco e dos recursos de segurança que o Itaú oferece. Para isso, distribuirá nesta edição mais de 300 mil cartilhas com informações sobre os principais dispositivos de segurança do banco, simulações de como as fraudes podem acontecer, entre outras dicas.  Já o Ouvir Você, que também já teve mais de 150 mil cartilhas distribuídas, foi lançado em 2005, quando o Itaú convidou publicamente os seus clientes a interagirem com o banco, opinando sobre seus produtos e serviços a fim de aperfeiçoá-los. Este programa tem contribuído em importantes melhorias. O resultado mais recente, fruto do comprometimento com o respeito e a satisfação dos seus clientes, pode ser comprovado no novo Itaú Bankline, onde cerca de 80% das mudanças realizadas foram fruto de sugestões dos clientes. 

“Quando oferecemos produtos e serviços feitos para atender a todas as necessidades dos nossos clientes e os orientamos por meio de iniciativas como estas, colocamos em prática atitudes que mostram o nosso comprometimento com um futuro melhor. Esta postura reforça nosso compromisso que não é de hoje com a sustentabilidade”, diz Cristiane Magalhães, diretora de Comunicação e Marketing do Banco Itaú, ao ressaltar que o Itaú foi o primeiro banco a tratar de forma educativa, por meio de cartilha, o uso consciente do crédito e a questão da segurança na utilização dos serviços do banco.