Produzidas em parceria com a Laluz Brasil, camisetas podem ser encomendadas até dia 7 de agosto

Há 10 anos, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social promove impacto socioambiental por meio do fortalecimento do empreendedorismo social. Para celebrar esta trajetória norteada por programas educativos, de aceleração e de conexão, o Instituto e a Laluz Brasil – negócio social que produz camisetas com matérias-primas não poluentes e manejo responsável de recursos naturais, culturais e sociais – criaram uma campanha de venda de camisetas especialmente desenvolvidas para agentes de transformação social e para as pessoas que se identificam com seu propósito.

Estampadas com as palavras “Sou propósito, sou inovação, sou atitude e sou impacto”, que traduzem o DNA do empreendedor social, conceito desenvolvido pelo presidente do Instituto Legado, James Marins, no livro “A Era do Impacto”, as camisetas são feitas sob encomenda e o prazo para solicitação é até dia 7 de agosto. As peças são feitas com algodão orgânico, possuem pigmentação natural e acompanham embalagem de tecido reutilizável e os valores arrecadados vão contribuir para os projetos do Instituto no fortalecimento dos empreendedores sociais.

Consumo ético e sustentável

Todo o processo de produção preza pelo consumo ético e responsável, reduzindo custos, pegada de carbono e resíduos, e por condições dignas de trabalho para as costureiras, que recebem uma remuneração justa e participam de associações e cooperativas. A cada camiseta vendida, uma roupa íntima infantil feita com os retalhos das peças será doada no Programa Desfralde Solidário, criado pela LaLuz Brasil. O resto de tecido dos cortes das camisetas que seriam descartados são transformados em calcinhas e cuecas para crianças de um a quatro anos em situação de vulnerabilidade social.

“O coeficiente médio de aproveitamento da matéria-prima de uma camiseta tradicional, que é o mesmo desde o século 16, está em torno de 80% e isso gera um grande problema: 20% vira descarte. Comecei a pesquisar para pensar no que poderíamos fazer. Descobri que era possível vestir crianças de um a quatro anos com os retalhos. Não consigo fazer grandes quadris, mas consigo vestir crianças. Nossas doações são sempre de quatro a cinco unidades por criança. Estamos muito felizes com a parceria com o Legado, pois o programa nasceu a partir dos ensinamentos do Instituto”, afirma Fabiana Muranaka, designer da Laluz Brasil.

Ao promover a sustentabilidade e a cidadania, a campanha se alinha às necessidades do planeta e contribui para apoiar ainda mais empreendedores sociais. Para o presidente do Instituto Legado, comemorar a jornada do Legado dessa maneira é “uma campanha de impacto, para homenagear os empreendedores sociais que trabalham todos os dias pela diversidade, pela inclusão e pela ecologia”.

O preço das camisetas é R$ 89,00 e está disponível nos modelos feminino e masculino. Para adquirir uma camiseta, basta acessar a página da Laluz Brasil. Não haverá políticas de trocas, por isso, é preciso observar bem a tabela de medidas. A entrega dos produtos ocorrerá a partir do dia 2 de outubro. Participe!

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para a transformação do mundo. Acredita no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação, entendendo que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Oferece educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Tem o propósito de impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça.
Saiba mais em www.institutolegado.org.