Um dos espetáculos é O Mágico de Oss, versão adaptada. Crédito: Divulgação

Curitiba recebe a XI edição do Festival de Teatro para Crianças Pequeno Grande Encontro, entre os dias 09 a 14 de agosto. Com 11 espetáculos teatrais de diversas Companhias que são referência no segmento de dramaturgia infanto-juvenil, o evento conta com patrocínio do Ministério do Turismo e apoio do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, além de outras empresas, e instituições como Teatro Guaíra e Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná – ATINJ/PR.

“O Pequeno Grande Encontro de Teatro é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses. Nossa proposta é a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral, disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de plateia desse segmento, por isso, vamos promover mesas-redondas, palestras e discussões”, explica Letícia Guimarães, diretora da Cia. do Abração.

O diretor de relacionamento do IOP, Ademar Ferreira, salienta a importância da inclusão social e da responsabilidade social de empresas em promover esse tipo de cultura. “O IOP, definiu o desenvolvimento humano como um dos pilares de sua Agenda ESG, por entender que a responsabilidade socioambiental é o caminho para uma administração correta e sustentável da empresa. Nosso objetivo é apresentar a cultura – intercâmbio de conhecimento cultural –, gerar reflexão e apresentar a liberdade de expressão para crianças visando à formação de cidadãos de opinião. Acreditamos que por meio da cultura as nossas crianças possam crescer e ampliar as suas percepções em relação à sociedade e suas visões de mundo.”

As crianças da Escola Rural Serzedelo de Siqueira, localizada em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, participarão do Festival de Teatro pela primeira vez. A escola faz parte do projeto Reconectar, uma das iniciativas do IOP para promover melhorias sociais e desenvolvimento humano, segundo sua Agenda ESG. “Vamos promover toda a logística e levar as crianças e professores responsáveis ao teatro. Será um momento inesquecível para todos e irá marcar positivamente a vida dessas crianças, gerando uma memória afetiva que elas irão levar para o resto da vida”, cita Ademar Ferreira.

Ingressos gratuitos

O Festival de Teatro para Crianças contempla o público de escolas públicas com acesso gratuito às apresentações e também o público em geral. O teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade.

Os espetáculos acontecerão no Teatro Zé Maria, entre os dias 09 a 14 de agosto. De terça a sexta-feira, as apresentações serão dirigidas a escolas públicas. Sábado e domingo, ao público em geral. Ao todo, serão realizadas 11 apresentações, de seis espetáculos de várias companhias. A programação completa do Festival de Teatro para Crianças poderá ser acessada no link http://pequenograndeencontro.blogspot.com/p/programacao_21.html.