Inspiramais muda de São Paulo pra Porto Alegre!

266

Será realizado pela primeira vez em Porto Alegre, após dez anos em São Paulo e três edições virtuais devido à pandemia, o salão de design Inspiramais, que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias, com destaque para o couro. Os lançamentos para a temporada 2023_I, agendada nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, no Centro de Eventos FIERGS, chegarão com o tema Corpo, adianta o designer Walter Rodrigues, coordenador do coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais.

O Inspiramais terá formato físico e digital. E, depois de `Porto Alegre, os materiais e o showroom irão para os polos de produção de Nova Serrana/MG e Franca/SP, numa realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos-Assintecal, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção-Abit, do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil-CICB e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário-Abimóvel.

E a parte online, diz a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, ficará com as palestras. Explica: “Os palestrantes estarão fisicamente na FIERGS, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube”.

Segundo o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, “o relacionamento que nossos expositores criaram nestes dez anos de Inspiramais em São Paulo, e que foi reforçado nas edições online, ganha novo significado com a realização em Porto Alegre. Poderemos ampliar parcerias e levar o couro a um público ainda maior”.

Corpo

O Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais explica o tema pensando no corpo como um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais. “O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, esclarece Walter Rodrigues.

O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global – base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No Inspiramais, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.

“Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, acrescenta Silvana Dilly.

O Inspiramais tem parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e Brazilian Leather. São apoiadoras e parceiras as principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX.