Iniciado há três dias, o incêndio no Parque Nacional de Itatiaia, na região sul do estado do Rio, já está praticamente sob controle.

Segundo a direção do parque, a propagação do fogo está restrita a dois focos relativamente pequenos, e há previsão de que eles sejam extintos ainda hoje (24).

Os bombeiros deverão permanecer na área até amanhã para as atividades de rescaldo. Localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional de Itatiaia foi o primeiro criado no Brasil e estende por uma área de 30 mil hectares de Mata Atlântica.

Na manhã de hoje (24), a Marinha enviou um helicóptero Super-Puma, com capacidade de dispersão de 900 litros de água e transporte de 14 pessoas. Um outro helicóptero, da Polícia Civil, já estava sendo utilizado nos trabalhos de combate ao incêndio. Mais cem bombeiros foram convocados, totalizando 150 homens.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a estimativa é que o fogo já tenha destruído uma área de vegetação de 500 hectares,  equivalente a 500 campos de futebol.  Ainda não há informações oficiais sobre as causas do incêndio e nem sobre a quantidade de animais mortos. O parque continua fechado para visitação.