Imóveis antigos são modernizados e ganham velocidade de venda

296
Antes

Tendência na Europa e em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, a renovação de imóveis é uma excelente alternativa para proprietários que pretendem vender ou locar imóveis antigos, incrementando o valor de mercado em até 50%. Em Curitiba, a Cibraco Imóveis, em parceria com o escritório Nommo Arquitetos, trabalhou em alguns cases experimentais nos últimos meses e, em 2021, lança o projeto Cibraco Renova.

“A ideia surgiu pelo próprio DNA da Cibraco. Estamos localizados em uma casa histórica, que foi toda restaurada e sabemos que os imóveis antigos têm um grande diferencial. Por isso, a proposta de prestar essa assessoria imobiliária e técnica, em parceria com arquitetos e engenheiros, para acelerar a venda e locação das casas e apartamentos neste perfil”, afirma o diretor da Cibraco Imóveis, Sidney Axelrud.

A grande vantagem é que, além de valorizar o imóvel financeiramente, a renovação também diminui, em média, pela metade o tempo que ele fica fechado esperando um possível comprador ou inquilino, evitando assim custos fixos como de condomínio e IPTU.
Curitiba tem grande potencial para este segmento com a redescoberta do Centro como moradia, assim como outros bairros nobres (Batel, Bigorrilho, Mercês) – onde se tem ofertas de imóveis a preços atrativos precisando de uma renovação.

Depois

Para o arquiteto Hélio Dorta, da Nommo, o que define a equação “perfeita” é localização, qualidade do espaço, boa insolação e ventilação e a reversibilidade de ambientes. “Este processo já existe em todas as grandes cidades, quando se depara com uma conta fácil entre o elevado custo de imóveis novos e o baixo valor de imóveis antigos (muitas vezes ‘caídos’) que precisam ser modernizados”, explica.

Durante o processo de renovação, pode ser feito um resgate de materiais de qualidade já presentes no apartamento, ao exemplo de pisos de madeira maciça, tacos e parquets – ou mesmo um piso de mármore/granito que pode ser restaurado. “É fundamental revisar, substituir as infraestruturas de elétrica e hidráulica e, em muitos casos, pode-se também incorporar novas tecnologias como automações e previsões de ar-condicionado”, complementa Hélio.

Sidney explica que os imóveis que se enquadram neste projeto têm em comum a ótima localização e estar em prédios conceituados e charmosos, que foram arrojados para a época, como os edifícios Vilas Boas, Guadalajara e Canadá. “São ícones de Curitiba, com projetos de arquitetos renomados como Jaime Lerner, Gandolfi, Forte Neto e Elgson Ribeiro Gomes – e que têm como diferenciais o pé direito alto, espaços generosos e iluminados. Com algumas intervenções, conseguimos modernizar o imóvel para as necessidades atuais, sem perder os aspectos originais que são diferencias de venda, trazendo muita liquidez ao antigo proprietário”, complementa Axelrud.

Fibra Arquitetura esclarece dúvidas sobre retrofit de fachada

Provavelmente você já ouviu falar no termo retrofit de fachada, sinônimo utilizado como referência ao processo de restauração e reforma da estrutura de um condomínio. Tanto residencial como o comercial, o retrofit tem se mostrado uma das maiores tendências do setor de construção, pois sua utilização, além de modernizar um condomínio, pode duplicar a valorização deste espaço na região localizada!
Mas por que investir nesta modernização? Para Camila Pinotti, arquiteta e sócia do escritório Fibra Arquitetura, além de atender as questões de regulamentação instituídas para cada cidade, é importante que os prédios considerem o investimento e obra com vistas à valorização do imóvel. “Novas necessidades e demandas surgiram por conta da urbanização e, em função disso, novas regras foram implementadas. Por isto, edifícios mais velhos terão que se modernizar para ganharem espaço, principalmente em cidades como São Paulo, que apresenta uma grande concorrência com o grande número de empreendimentos imobiliários lançados”, explica.

À frente da Fibra Arquitetura junto com seu irmão, e também arquiteto, Renan Pinotti, ambos são especialistas na realização de obras em condomínios. Confira os pontos apresentados pelos profissionais sobre a importância de renovar a fachada de um prédio antigo.