Promovido entre os dias 13/06 e 15/06, “Acolhe UniCuritiba” terá atividades nas áreas Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação

O número anual de imigrantes registrados no Brasil cresceu 24,4% na última década. Atualmente, 1,3 milhão de imigrantes vivem no país e o Paraná é um dos destinos de quem tenta recomeçar a vida em território brasileiro.

A quantidade de estrangeiros que pedem refúgio no país também é representativa, somando mais de 57 mil pessoas, segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Já as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado chegaram a 28,8 mil em 2020.

Para ajudar esse público, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – desenvolve uma série de ações.

Uma delas é o “Acolhe UniCuritiba”, que será promovido nos dias 13, 14 e 15 de junho, das 8h às 19h, no Campus Milton Vianna Filho, no bairro Rebouças. A iniciativa do curso de Relações Internacionais é voltada a imigrantes e refugiados que vivem na capital paranaense e na região metropolitana. Para participar é necessário fazer a inscrição em https://www.sympla.com.br/acolhe-unicuritiba__1601061.

Durante os três dias de evento serão oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas de Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação. A programação inclui orientação jurídica, serviços de beleza (cabelo e maquiagem), atendimento odontológico, avaliação postural, consultoria empresarial, orientações profissionais e formas de elaborar um currículo, saúde pet, informática básica e concurso gastronômico.

O professor Jorge Augusto Feldens, supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica, explica que após a inscrição o UniCuritiba entrará em contato com os interessados, via e-mail, para fazer o agendamento das atividades. “Essa é uma das várias ações que já desenvolvemos em auxílio aos imigrantes e refugiados que vivem no Paraná”, diz.

Outras iniciativas
O UniCuritiba mantém um trabalho permanente de apoio a imigrantes e refugiados por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e de um convênio de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Entre as iniciativas estão a edição de cartilhas, em diversos idiomas, sobre os direitos de estrangeiros e um curso online e gratuito de língua portuguesa. As aulas são ministradas por estudantes e professores voluntários. As cartilhas estão disponíveis em https://linktr.ee/labri_unicuritiba.

O Centro Universitário também fechou uma parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para oferecer treinamentos na área de gestão e marketing para refugiados ucranianos que desejam empreender na região. A iniciativa tem o apoio do Consulado da Ucrânia e da Câmara do Comércio Brasil-Ucrânia.

SERVIÇO
• O quê: Acolhe UniCuritiba – atendimentos em Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação
• Quando: 13, 14 e 15 de junho, das 8h às 19h
• Onde: UniCuritiba – Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças)
• Quanto: gratuito
• Quem: imigrantes e refugiados que vivem em Curitiba e na região metropolitana
• Como: inscrições em https://www.sympla.com.br/acolhe-unicuritiba__1601061.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.