Fotos de Marcelo Elias

A Orquestra Ladies Ensemble está em estado de graça: no sábado passado realizou um concerto com o pianista Arnaldo Cohen, sob regência de Priscila Bomfim, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também convidada do projeto. Foram sete dias de ensaios em Curitiba. “Ele é um artista muito generoso, divide o conhecimento sem problema nenhum, conversa com todos com a mesma seriedade e generosidade. Eu vejo esse concerto com o Cohen e a Priscila como degraus que a orquestra subiu, eles nos enriqueceram com muito talento e conhecimento”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artístico-musical da Ladies Ensemble.

Além de Priscila e Cohen, mais 15 musicistas convidadas, todas mulheres, vieram do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia se uniram à Ladies.

Para o pianista, tocar com a primeira orquestra feminina do Brasil é uma forma de contribuir com o protagonismo das mulheres, especialmente na área de música clássica, ainda com poucos espaços de destaque para elas: “Um projeto como Ladies Ensemble nos convida a assumir um compromisso com essa mudança, tão justa e necessária”.

“Cada vez que venho num concerto com este padrão é como se eu tivesse recarregado minhas baterias no nível máximo, como se eu pudesse ficar um mês sem dormir, tamanho o êxtase que acontece”, entusiasmou-se Wilson Dittrich Filho, professor de piano e aluno do doutorado de Música da UFPR. Ele também assistiu à masterclass que Arnaldo, Ladies Ensemble e Solar do Rosário proporcionaram aos músicos da cidade na semana dos espetáculos no Auditório Regina Casillo. Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar, diz: “Essa parceria com a Ladies Ensemble nos orgulha, para nós é uma honra tê-las tocando aqui”.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Orquestra Ladies Ensemble no Auditório Regina Casillo é anual e todos os meses apresenta um concerto diferente.

Próximos programas

12 e 13 de agosto (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico Étnico

23 e 24 de setembro (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico baseado nas obras de Shakespeare

28 e 29 de outubro (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico Gala Lírica

27 e 28 de novembro (sexta às 20h; sábado às 17h): Concerto Sinfônico em memória das vítimas do Holodomor

20 e 21 de dezembro (terça e quarta às 20h): Concerto Sinfônico de Natal