A Gol Linhas Aéreas começa a voar direto de São Paulo para Mendoza, na Argentina, duas vezes por semana – quartas e sábados -, a partir de 4 de julho, com o Boeing 737-800. Será o voo G3-9316, que partirá de Guarulhos às 10h10 naqueles dois dias e chegará a Mendoza às 14h. Na volta, sairá de Mendoza às 16h45, pousando no aeroporto internacional paulista às 20h. O anúncio oficial das novas operações foi feito na quinta-feira 21/5, no hotel Park Hyatt de Mendoza, com a presença do governador da província argentina, Francisco Pérez; do vice-presidente de marketing e vendas da Gol, Eduardo Bernardes Neto; do gerente regional comercial internacional da companhia, Diego Hejiej; e do ministro de Turismo de Mendoza, Javier Espina.

QUINTO DESTINO ARGENTINO

Segundo Eduardo Bernardes Neto, Mendoza passa a ser o destino internacional n°17 da Gol e o quinto na Argentina. “A nova operação faz parte da política de crescimento que estamos desenvolvendo para toda América Latina. Esta província, pela sua localização e importância econômica e turística é vital para nossa empresa”. Destaca ainda que a Gol é a maior companhia aérea do Brasil em quantidade de passageiros transportados ao ano. Tem 910 voos diários a 72 destinos diferentes e conexões diretas com 41 destinos em todo o Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos.

BRASILEIROS NA PROVÍNCIA

Entre 2011 e 2014, o número de turistas brasileiros em Mendoza cresceu 50%, de acordo com o ministro Javier Espina. Somente em 2014 foram 86.814. “Com este novo voo, o acesso aos nossos atrativos de turismo enológico, de aventura, de montanha e de gastronomia ficará muito mais fácil”. A província argentina conta com três aeroportos de escala internacional – em Mendoza, San Rafael e Malargüe. Somente no de Mendoza, o movimento anual é de mais de 1 milhão de passageiros, contabilizando as chegadas e partidas de turistas e residentes locais. A província está conectada com a cidade de Buenos Aires, La Pampa, Córdoba, Jujuy, Salta, Misiones, Chubut, Neuquén, San Juan, e Santiago de Chile com voos diretos.

JARDÍN ESCONDIDO

BE-JARDÍN-ESCONDIDOHotel de propriedade do premiado diretor de cinema Francis Ford Coppola e administrado pela rede Bourbon Hotéis & Resorts, o BE Jardín Escondido by Coppola, em Buenos Aires, oferece a quem se hospedar por três noites ou mais, em junho, o transfer gratuito entre o hotel e o aeroporto, seja o internacional de Ezeiza ou o doméstico Aeroparque Jorge Newbery, no bairro Palermo. O BE tem sete suítes de luxo, cada uma com nome de latino-americanos famosos: Bolaño, Cortazar, Ellie, Francis, Roman e Sofia e Nieta’s Studio. Coppola morou em uma delas e no hotel há uma videoteca com filmes dirigido por ele e/ou relacionados à sua obra e na decoração estão seus objetos pessoais, desde móveis até livros. O belo jardim que dá nome ao hotel tem inspiração europeia e foi montado apenas com plantas da América do Sul; é cuidado pelo mesmo jardineiro que ajudou o cineasta a montar o espaço. O BE Jardín Escondido situa-se em Palermo Soho, um dos locais mais charmosos da capital argentina.

NO HALL DA FAMA

MABU,-PRAIA-E-PISCINAS-TERMO Mabu Thermas Grand Resort, de Foz do Iguaçu, recebeu, pela quinta vez consecutiva, o Certificado de Excelência do TripAdvisor — considerado o maior site de viagens do mundo. Dessa vez, o resort foi incluído no “Hall da Fama” dos estabelecimentos contemplados cinco vezes seguidas com a honraria, que destaca a excelência em termos de hospitalidade, de acordo com a avaliação dos viajantes. O Mabu Thermas inaugurou há seis meses a primeira praia termal do sul do país, que pode ser curtida em qualquer época do ano. Na foto, o conjunto da praia e das piscinas termais do resort.

FERROMODELISMO

Será dia 20 de junho, em Curitiba, no salão de embarque da estação ferroviária, o 6º Encontro de Ferromodelismo, com exposição de modelos, composições, dioramas e maquetes, workshops, sorteios, vendas de produtos a preços especiais e passeios com a histórica locomotiva Francesinha. O evento é uma realização da empresa Passatempo Hobbies e Modelismo, especializada no setor, tem patrocínio da BWT Operadora de Turismo e Serra Verde Express e apoio de várias entidades da área.

SELO DO TURISMO

Selo-Paraná-TurismoNas comemorações do recém-instituído Dia Estadual do Turismo no Paraná, na quarta-feira 27 de maio, em evento no plenarinho da Assembleia Legislativa, foi lançado pelos Correios o selo alusivo ao centenário do turismo paranaense; na arte de Daniel Zunstern, os zeros do número 100 são representados por pinhões. Vale lembrar que, em 27 de setembro de 2013, justamente no Dia Mundial do Turismo, o governador Carlos Richa, extinguiu a secretaria de Turismo do Paraná, merecendo o repúdio de todas as entidades e dos profissionais do setor. Reeleito para um segundo mandato, acoplou o Turismo à Pasta do Esporte, mas sem provê-lo dos necessários recursos para a promoção das diversas regiões do Estado.

A QUEBRA DA NASCIMENTO

No mercado há 53 anos e considerada a segunda maior operadora de turismo do Brasil, a Nascimento Turismo é mais uma grande empresa da área no país a deixar clientes, agentes de viagens e hotéis abandonados à própria sorte, fechar e ingressar na Justiça com pedido de recuperação judicial, o nome atual da antiga concordata. Muita gente, já no exterior, ficou sem saber o que fazer, da mesma forma que aconteceu, em anos passados, com a “gigante” Soletur e a Stella Barros, entre outras. Em Curitiba, a operadora New Line, administrada pela Nascimento, já havia quebrado há meses. A alta do dólar foi uma das causas alegadas; não seria má administração?

NUMEROS DA SLAVIERO

Apesar dos tempos de crise e de ajuste fiscal, a rede paranaense Slaviero Hotéis vê com otimismo os próximos dois anos e, somente em 2015, pretende contribuir com 8% do total dos 30 mil novos quartos em hotéis estimados pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), um crescimento de 23% na oferta de unidades no país. Em 2014, a Slaviero aumentou em 21% a ocupação em seus hotéis, em 20% o faturamento bruto e engordou a receita em R$ 36 milhões. Segundo Paulo Brazil, Diretor de Marketing e Vendas, para a Slaviero diversificar é a solução. Além das quatro bandeiras de hotéis de diária – Slim, Executive, Suites e Conceptual -, também administra duas unidades de hospedagem por hora no aeroporto internacional de Guarulhos (Fast Sleep) e agora uma de longa estadia no principal centro comercial de São Paulo. “Esse é um dos principais fatores que contribuem para o panorama positivo da rede, uma vez que ela acena com variada e maleável oferta de produtos para o público corporativo”.

CINEMA EM ARUBA

Entre 7 e 11 de outubro, Aruba realiza mais um Festival Internacional de Cinema, cuja primeira edição foi em 2010. O evento, patrocinado pela Autoridade de Turismo da ilha caribenha, apresenta uma ampla programação de filmes, recebe nomes famosos da sétima arte e tem o cinema como tema principal de mesas redondas e aulas magnas. Filmes selecionados competem por prêmios do júri e da audiência nas categorias de melhor filme, documentário e curta, além de categorias para filmes locais. Foi também criado o International Film Market Aruba, o primeiro do tipo na região do Caribe, no qual cineastas visitantes poderão aproveitar as belezas e hospitalidade de Aruba enquanto sugerem e vendem novas ideias a outros profissionais da indústria em um ambiente relaxado.