Cristo-Redentor-Rio-De-Janeiro-Brazil-888x500O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, figura em primeiro lugar na lista do Travelers’ Choice Atrações do Brasil, um ranking idealizado pelo TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. Na sequência, figuram o Centro Cultural Banco do Brasil, também do Rio; Catedral Metropolitana de Brasília; Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu; Teatro Amazonas, Manaus; Praça da Liberdade, Belo Horizonte; Catedral de Pedra, Canela (RS); Igreja de São Francisco, Salvador; Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Gramado (RS); e Mosteiro de São Bento, São Paulo. O prêmio, anual, é baseado em milhões de avaliações e comentários feitos pelos usuários do TripAdvisor. Os vencedores são eleitos por meio de um algoritmo que leva em conta a quantidade e a qualidade das avaliações feitas pelos viajantes de todo o mundo em um período de 12 meses.

O RANKING NO MUNDO

Sheikh-Zayed-Grand-Mosque-CNo âmbito internacional, Top 10 Travelers’ Choice Atrações no Mundo, figuram, pela ordem: Angkor Wat, em Siem Reap, Camboja; Machu Picchu, Peru; Taj Mahal, Agra, Índia; Sheikh Zayed Grand Mosque Center, Abu Dhabi, Emirados Árabes; Basílica de São Pedro, Vaticano; Catedral de Milão (Duomo), Itália; Alcatraz, São Francisco, Califórnia; Corcovado – Cristo Redentor, Rio de Janeiro; e Golden Gate Bridge, São Francisco, Califórnia. Em termos internacionais, entre as atrações mais bem avaliadas pelos brasileiros estão os templos de Khajuraho, na Índia, e o Borobudur, na Indonésia, e o castelo de Gruyères, na Suíça. Ao todo, foram 700 os premiados, incluindo rankings para a África, Asia, Caribe, Europa, América do Sul, Pacífico Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

MARATONA DE FOZ

A 8ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR, que será realizada dia 27 de setembro, já está com inscrições abertas para as 700 vagas da Maratona Individual, prova de 42,195 km; 200 duplas para a Maratona de Revezamento (masculina, feminina, mista ou atletas com deficiência); e 1.100 para a corrida dos 11,5 km. A competição principal liga dois dos mais importantes cartões postais do Brasil, pois a largada será ao lado do mirante do vertedouro da Itaipu Binacional e a chegada, no Parque Nacional do Iguaçu. As inscrições estão abertas até o dia 11 de setembro e devem ser feitas pelo endereço sescpr.com.br/maratona, sendo obrigatória e indispensável a apresentação de atestado médico específico para a prática de atividades físicas.

SALÂO DE 2016

Será de 3 a 5 de março de 2016, no Expo Unimed Curitiba, a 22ª edição do Salão Paranaense de Turismo, evento promovido pela Abav-PR (seccional da Associação Brasileira de Agências de Viagens). Roberto Bacovis, presidente da Abav, promete um Salão “mais robusto e estruturado”.

CONVENÇÔES PORTENHAS

A cidade de Buenos Aires programa um novo Parque e Centro de Exposições e Convenções, que será implantado ao lado da Faculdade de Direito, na avenida Figueroa Alcorta, no bairro Ricoleta. O novo espaço terá 18 mil m², três andares, estacionamento e área verde pública coberta de 20 mil m², que unirá os parques das Nações e Thays. O novo Centro de Exposições e Convenções terá capacidade para 5.300 pessoas – uma sala plenária para 4.500 pessoas e duas salas auxiliares divisíveis, que poderão receber até 800 pessoas. Contará com escritórios, espaços para reuniões, um restaurante, um estacionamento para 900 veículos e um foyer de 1.600 m². Seu acesso também se dará pela futura estação de metrô Faculdade de Direito, da linha H. Daniel Chain, ministro de Desenvolvimento Urbano de Buenos Aires, garante que as obras estarão concluídas no final deste ano.

NOVA ASSINATURA

NOVA-LOGO-ACCORCom o objetivo de aumentar a influência e a visibilidade de seus hotéis, o grupo francês Accor lançou sua nova marca institucional – AccorHotels, que “endossará todas as comunicações e proporcionará credibilidade, convicção e experiência de uma empresa líder internacionalmente”. Ao mesmo tempo, anuncia uma nova assinatura, que sempre estará acoplada à logo: Feel Welcome, que “sintetiza a generosidade e a própria essência da hospitalidade. É uma promessa endereçada a todos os públicos de interesse do grupo: clientes, funcionários e parceiros, para que eles se sintam esperados, únicos e privilegiados”. O novo logotipo continua a mostrar o símbolo do grupo, o bernache cor de mel, pássaro migratório que simboliza o espírito, a determinação e a jornada do grupo. A Accor é dona de marcas hoteleiras, como Sofitel, Pullman, Mercure, Grand Mercure, Ibis, Novotel, MGallery, F1, Adagio, Adagio, Orbis, Mama Shleter e Thalassa Sea&Spa.

ARUBA HAPPY FLOW

Um novo serviço, chamado Aruba Happy Flow, ainda em fase de testes no aeroporto internacional Reina Beatrix da ilha caribenha, pretende garantir que os passageiros apresentem seu passaporte apenas uma vez durante o processo de embarque. Único no mundo, esse sistema utiliza o reconhecimento facial e permite que as pessoas façam check-in, despachem a bagagem, passem pela fronteira e embarquem no avião, tudo sem precisar mostrar seu passaporte ou cartão de embarque novamente. Isso é possível com a combinação dos procedimentos de controle de fronteira com os de embarque do aeroporto. É um método totalmente inovador e singular no mundo e foi criado para agilizar o percurso dos passageiros pelo aeroporto. O Aruba Happy Flow é uma parceria entre Aruba, Holanda, a Autoridade de Aeroportos de Aruba, o Grupo Schiphol e a KLM. A Vision Box é a empresa responsável pela implementação do projeto.

ATRAÇÕES CHINESAS

Apenas 100 mil dos 120 milhões de visitantes da China são originários do Brasil. E foi para ampliar significativamente esse número que o Ministério do Turismo chinês realizou em São Paulo, no começo de junho, um evento para divulgar suas atrações e as novidades. Sob a chefia do vice-ministro Wu Wenxue, participaram do encontro representantes das regiões Chongqing, Gansu, Hebei, Henan, Inner Mongolia, Jilin, Ningxia, Shaanxi, Shanxi e Tianjin. Wu Wenxue destacou na ocasião que o intercâmbio econômico entre os dois países está se intensificando. “Agora chegou a hora do turismo e este segmento está se desenvolvendo muito rápido em nosso destino. A China é um país milenar, misterioso e com muitas tradições. Certamente tem tudo para atrair os brasileiros”. Segundo ele, no sentido inverso, o Brasil é um país muito atraente para os chineses. A Air China é a única aérea que mantém voos entre Pequim e São Paulo. O gerente geral da companhia no Brasil, Shi Shuai, informou que a oferta atual, de duas frequências semanais – quintas-feiras e domingos – poderá ser ampliada, a partir de 2016.

SLAVIERO PORTO VELHO

SLAVIERO-EXECUTIVE-PORTO-VEA rede paranaense Slaviero Hotéis começou a operar o Slaviero Executive Porto Velho, na capital de Rondônia, com 174 apartamentos, salas de eventos, loja de conveniência 24 horas, fitness center e estacionamento. Fica na avenida Lauro Sodré, na área central da cidade. Voltado ao cliente corporativo, o hotel oferece nos apartamentos TV a cabo, internet Wifi, rádio relógio e telefone, frigobar, chaleira elétrica (que acompanha sachê de café e chá), ferro e tábua de passar roupas, secador de cabelo, kit amenities, bancada com cadeira ergonômica, e dois tipos de travesseiros. Porto Velho tem mais de 400 mil habitantes e a anunciada inauguração da Hidrelétrica Santo Antônio deve concorrer para estimular um novo ciclo de crescimento econômico em Rondônia.