Os três dias da IC Week – Inesquecível Casamento Week movimentarão, ao longo do ano, cerca de R$ 20 milhões em negócios para as empresas participantes da feira de noivas. A feira, presente em Curitiba há cinco anos, é considerada um dos maiores eventos do segmento. “É sempre uma satisfação participar desse rico momento para o Castelo do Batel. Além de gerar aprofundamento sobre o tema, a Inesquecível Casamento Week gera dezenas de empregos e movimenta nossa economia”, afirma Vera Lupion, uma das proprietárias do local onde o evento é realizado.

Segundo a Associação dos Profissionais de Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), o setor está cada vez mais amplo, profissional e diversificado e gira cerca e R$ 15 bilhões por ano em todo o Brasil. Sendo a estimativa para 2015 uma movimentação de R$ 17 bilhões. No Sul do Brasil foram realizados, em 2013, 133.075 registros de casamento, dos quais, 45,7% aconteceram no Paraná. Foi o maior percentual de matrimônios oficializados no Sul, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 30,9% e de Santa Catarina, com 23,4% do total de matrimônios. Cerca de 60 expositores apresentaram ao público as novidades do segmento nos três dias de feira. A sétima edição do evento está confirmada para 2016, nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio.

_____________________________________________________

Novidade no mundo de eventos

As anfitriãs Karin Hoffmann e Juliana Ribeiro
As anfitriãs Karin Hoffmann e Juliana Ribeiro

Curitiba acaba de ganhar uma novidade na área de eventos: a “Sra Strogonoff”. É um serviço de buffet de strogonoff, que se encaixa nas mais diversas ocasiões e eventos. As idealizadoras da marca são da empresa Tri Chef Gastronomia, no mercado há mais de seis anos. A nova proposta atenderá desde eventos pequenos – mínimo de 20 pessoas – até médio porte, seja em residências, empresas, ou em espaço de eventos. “Criamos o empreendimento com o intuito de estar aptas a cuidar de qualquer tipo de evento, desde o mais simples e com cardápio mais barato, até os mais sofisticados, com cardápios de maior valor, onde são encontrados Strogonoffs de sabores diferentes e os gourmets”, comenta Juliana Ribeiro. Com quatro opções de cardápio, o novo produto está vindo para movimentar o mercado de eventos na capital.

_____________________________________________________

Hard Rock Cafe em Curitiba

Aline Zapp , Yumi Okamura e Marcelo Pierobon, executivo da marca em Curitiba
Aline Zapp , Yumi Okamura e Marcelo Pierobon, executivo da marca em Curitiba

Abre para o público, na capital paranaense, nesta quinta-feira (28), o Hard Rock Cafe Curitiba, única unidade do país. Os investidores do restaurante, que alia entretenimento ao conceito do internacional casual dining, investiram cerca de R$ 15 milhões em Curitiba. Com capacidade para receber aproximadamente 1.000 frequentadores, sendo 360 no restaurante e outros 600 no espaço de eventos, a casa conta com três bares distribuídos em três pavimentos. Presente em mais de 60 países, a marca Hard Rock Cafe movimenta mais de US$ 3,5 bilhões ao ano. São quase 200 unidades, 92 milhões de visitantes ao ano, 34 mil funcionários e 77 mil itens de acervo  — considerado o maior acervo de ícones da música mundial. Segundo Marcelo Pierobon, um dos sócios da franquia, o material para decorar o local foi escolhido no armazém do quartel general do Hard Rock Cafe.

 

_____________________________________________________

Reprodução Assistida com novidade

Alessandro Schuffner, Rogério Peixoto e Murillo Coimbra
Alessandro Schuffner, Rogério Peixoto e Murillo Coimbra

O ginecologista Alessandro Schuffner recebeu Rogério Peixoto e Murillo Coimbra para o coquetel e palestras de lançamento do novo serviço de Análise Clínica de Biópsia de Embrião – Sequenciamento de Nova Geração – do Centro de Medicina Reprodutiva Conceber. O serviço, uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas para a identificação de alterações genéticas em embriões, é de grande importância para a reprodução assistida, e até agora estava disponível apenas em laboratórios de genética de São Paulo. O evento foi na sede da Sogipa – Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná.

_____________________________________________________

EXPRESSAS

90% dos consumidores têm o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas, de acordo com estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. A pesquisa aponta que o comportamento é frequente em todas as faixas etárias, mas suerge com mais frequência entre os indivíduos de idade entre 18 e 34 anos (93%).

700 mil jovens empreendedores brasileiros foi o número divulgado pela pesquisa divulgada pelo Sebrae em 2011, demonstrando que o número mais que dobrou nos últimos 14 anos. O último dado tinha sido de 370 mil, em 2001. Apesar de uma pesquisa realizada em 2014 pela CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) apontar que 72% dos jovens empreendedores brasileiros são homens entre 26 e 31 anos, não é incomum encontrar mulheres que querem ser donas dos seus próprios negócios, e não medem esforços para isso. Essas pessoas são motivadas pelos desafios, visam impactar a vida das pessoas, compartilhar informações e usar seu dinamismo para conquistar o mercado.

60% das buscas por imóveis no Paraná são feitas por mulheres, segundo o portal Imovel web, um dos principais portais do mercado imobiliário no Brasil, que recebe mais de 5 milhões de visitas por mês. Curitiba é a cidade mais procurada por quem se interessa em comprar ou alugar um imóvel, com 73% das buscas realizads, sendo o restante bem pulverizado em outras cidades.

R$ 469,6 bilhões em 2015 é o que de deve somar o faturamento obtido com a venda dos 25 principais produtos da agropecuária – 20 agrícolas e cinco da pecuária –, fazendo o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária crescer 4% este ano, segundo estimativa divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

9 meses é a média que os 64% dos consumidores que têm compras parceladas em aberto levarão para quitar os compromissos assumidos, segundo o SPC Brasil. Cerca de 46% garante gostar de uma modalidade de pagamento que tenha um número maior de parcelas, pois o valor da prestação fica baixo e há possibilidade de comprar mais o que se deseja. Porém, dos entrevistados, 13% tiveram o crédito negado nos últimos três meses, principalmente por inadimplência ou por estarem com o nome incluído em serviços de proteção ao crédito.

71% das vendas de 0km são feitas por meio de financiamento no Brasil. Embora nem sempre os juros sejam suaves, é o pagamento a longo prazo que garante o fomento do mercado de carros novos atualmente. No momento, as taxas praticadas pelas montadoras, em fianciamentos diretos, podem estar até melhores que a dos bancos convencionais. O ideal é pedir uma proposta à vista e outra parcelada, para ter a noção exata dos juros que se vai pagar, para poder negociar conscientemente.

5,66% de crescimento nas vendas no acumulado do ano é o que aponta a pesquisa da Fecomércio PR. No Paraná, os setores que mais influenciaram os resultados do primeiro trimestre foram combustíveis (27,26%), lojas de departamentos (9,91%), farmácias (9,2%), óticas, cine-foto-som (7,63%) e supermercados (7,51%). Na análise trimestral, o destaque ficou com Curitiba e Região Metropolitana, com aumento de 9,47% no faturamento. Na sequência, em relação às vendas do acumulado do ano, ficaram a região Sudoeste (2,48%), Oeste (1,39%) e Londrina (1,36%).