A 4ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul – acontece em Curitiba no mês de setembro.

Os Hotéis Slaviero, uma das principais operadoras hoteleiras do Brasil, estão apoiando a 4ª Mostra Latino-Americana de Artes Visuais – VentoSul, que acontece de setembro de 2007 a setembro de 2008.

A primeira cidade a receber o evento é a capital paranaense, cuja programação tem início no dia 10 de setembro, com palestras, mesa-redonda, performances urbanas. A exposição dos trabalhos começa no dia 12 de setembro. Depois de Curitiba, a VentoSul segue para Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Também ocorrerão módulos de exibição das obras de alguns artistas brasileiros pelas cidades de Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel, em 2008.

A partir do tema principal, que é “Narrativas Contemporâneas”, as exposições serão subdivididas em pequenos módulos de exibição das obras de alguns artistas brasileiros e ainda exemplos da arte contemporânea produzidas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai e México, por meio de 700 obras de autoria de 33 artistas.

A curadoria do evento é dos críticos Fábio Magalhães, Fernando Cocchiarale e Ticio Escobar. O projeto ainda conta com a consultoria de críticos de arte: o paranaense Fernando Bini e o catarinense João Evangelista; e outros cinco consultores latino-americanos, que são Eva Grinstein (Argentina), Justo Pastor Mellado Suazo (Chile), Jaime Cerón Silva (Colômbia), Virginia Pérez-Ratton (Costa Rica) e Montserrat Albores Gleason (México). O crítico curitibano Paulo Reis é o responsável pela curadoria de quatro projetos de interferências urbanas.

Além das exposições, acontecerão performances e interferências urbanas nas áreas centrais, bem como nos bairros, e em todas as cidades serão organizadas Mostras de Filmes de Arte. A 4ª Mostra VentoSul será documentada em um catálogo com 320 páginas e impressão prevista para 4.000 exemplares, contendo imagens de obras e textos críticos. O premiado designer curitibano Miran assina o projeto gráfico de todo o material impresso e de divulgação do evento.

Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, com um programa educativo voltado para a rede de ensino público de Curitiba.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Paranaense de Arte em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, a Fundação Cultural de Curitiba, a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina, o Instituto Meyer Filho, a Fundação Memorial da América Latina (de São Paulo) e a Universidade Federal do Paraná (em comemoração aos seus 95 anos). Conta com patrocínio da Petrobras, Eletrobrás e Itaipu Binacional. Tem ainda o apoio institucional da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE e do Ministério das Relações Exteriores. Em Curitiba, apoio dos Hotéis Slaviero.

Sobre os Hotéis Slaviero:

Os Hotéis Slaviero compõem uma das maiores redes do Estado do Paraná, com unidades também em São Paulo e Santa Catarina. São, ao todo, doze hotéis, que variam entre os perfis econômico, turístico, superior, luxo e superior luxo. Distribuídas por Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Florianópolis, Joinville e São Paulo, as unidades se destacam pelo conforto e pela qualidade dos serviços propostos. Os Hotéis Slaviero são: em Curitiba, o Slaviero Slim Curitiba, Slaviero Braz, Slaviero E.xecutive Curitiba, Slaviero Palace, Slaviero Full Jazz, Slaviero Villagio, Slaviero Suítes e Slaviero Rockefeller; em Pinhais, o Slaviero E.xecutive Pinhais; em Ponta Grossa, o Slaviero E.xecutive Ponta Grossa; em São Paulo, o Slaviero E.xecutive Jardins; e em Joinville, o Slaviero Suítes.