Ação faz parte do Maio Roxo, mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e não têm cura. No sistema público brasileiro, em 2020, foram registrados 100 casos para cada 100.000 habitantes, segundo dados do DataSUS. Por isso, no mês em que o setor da saúde conscientiza sobre essas doenças (Maio Roxo), o Hospital Santa Cruz/Rede D’OR realiza um bate-papo com especialistas no assunto para tirar dúvidas e apresentar orientações à população. O evento é gratuito e acontece no dia 25 de maio, das 13h às 16h, no anfiteatro do Hospital.

O bate-papo tem como o intuito a difusão de conhecimento para alertar a população sobre os principais sintomas da doença e os seus cuidados. “ As doenças infamatórias intestinais englobam a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Geralmente, o paciente só encontra o diagnóstico, e inicia o tratamento adequado, depois de anos com sintomas e de buscar atendimento nas emergências várias vezes. O diagnóstico tardio e o atraso no tratamento podem levar a uma evolução desfavorável da doença que está diretamente relacionada ao aumento de hospitalizações e de cirurgias, que poderiam ser evitadas”, declara a médica gastroenterologista especialista no cuidado das doenças inflamatórias intestinais e organizadora do evento, Dra. Natália Queiroz.

Também participam do evento especialistas em endoscopia, coloproctologia e nutrição, trazendo temas como: aspectos gerais das doenças inflamatórias intestinais; a importância da colonoscopia; informações sobre cirurgias; e nutrição para pacientes diagnosticados. Participam do bate-papo os médicos Dr. Rodrigo Fontan, Dr. Eduardo Carboni e Dr. Paulo Kotze e a nutricionista Vivian Teixeira.

O evento é gratuito e com vagas limitadas. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Hospital Santa Cruz, no link: http://hsc-maioroxo.torors.com.br.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D’Or São Luiz – maior rede de hospitais privados do país com atuação no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Sergipe e Paraná. O Hospital Santa Cruz é considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto-Atendimento e Maternidade. Com estrutura e equipe multidisciplinares, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico, oferece cuidado de alta qualidade centrado no paciente, segurança assistencial e humanização do atendimento. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Estado. Mais informações em www.hospitalsantacruz.com.

Sobre a Rede D’Or São Luiz

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados em saúde do Brasil. O grupo conta atualmente com 60 hospitais e marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Ceará e Bahia. São cerca de 9 mil leitos operacionais, 60 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados, que realizaram aproximadamente de 2,7 milhões de atendimentos de emergência, 256 mil cirurgias, 39,8 mil partos e 523 mil internações nos últimos 12 meses.