Demo Day busca startups com potencial de mercado e soluções escaláveis

Curitiba é considerada a segunda melhor cidade do Brasil e a quinta da América Latina para startups, segundo o Startup Ecosystem Index Report 2022. Do ano passado para este ano, a capital paranaense cresceu mais de mil pontos no ranking, e o ambiente que favorece o empreendedorismo segue se desenvolvendo. No dia 27 de julho, a área de inovação aberta do Lactec, a Go4, e o hub de inovação do Sistema Fiep, o Habitat Senai, promoveram um evento para selecionar uma ou mais startups que receberão investimento tecnológico em suas atividades.

O Demo Day, ou dia de demonstração, ocorreu no Habitat Senai e contou com pitches de sete startups, todas aceleradas pelo hub de inovação. As selecionadas contarão com o suporte tecnológico do centro de tecnologia e inovação Lactec, referência no desenvolvimento de software e hardware para diversos segmentos do mercado.

O coordenador da Go4, Fabiano Scheer Hainosz, explicou que o evento foi planejado para fomentar a inovação aberta e consolidar parcerias para o desenvolvimento de novos produtos e soluções escaláveis.“Desde a sua criação, no ano passado, a área Go4 tem o objetivo de ser um canal de inovação aberta e uma base de investimentos tecnológicos. Agora, damos um passo adiante selecionando startups que possam somar com o time do Lactec para alavancarem os seus negócios”, explica Fabiano.

Demo Day
As startups avaliadas atuam em setores como energias renováveis, healthtech, sistemas de gestão, Tecnologia da Informação, robótica, indústria e e-commerce. Suas apresentações serão avaliadas por uma banca composta por especialistas do Lactec. Os pitches ficarão gravados e, após a conclusão das avaliações, as startups participantes receberão devolutivas sobre o seu desempenho. Dentre os principais critérios utilizados para a avaliação estão inovação, viabilidade do modelo de negócio, escalabilidade da solução e potencial de mercado.

Sobre o Lactec
O Lactec é um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil. Atua fortemente nos mercados de Energia, Meio Ambiente, Indústria, Mobilidade Elétrica e Conectividade em todo o ciclo de inovação; desde P&D, ensaios e análises até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. Há mais de 60 anos, suas soluções e serviços atendem às demandas atuais dos diversos setores produtivos da economia brasileira, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Saiba mais em: lactec.org.br.

Sobre a Go4
A Go4 é a área de inovação aberta do Lactec, voltada ao desenvolvimento de soluções inovadoras escaláveis com alto valor agregado, por meio de projetos incentivados, vindos de ideias internas ou do mercado. A proposta é fomentar o empreendedorismo tecnológico e a transformação digital, priorizando as áreas que são foco da atuação da empresa: energia, meio ambiente e mobilidade.