Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca agradeceu nesta segunda-feira (20/6) o empenho dos senadores Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães na liberação de financiamentos para projetos de Curitiba, em reunião realizada na Prefeitura.

Os projetos de mobilidade do Ligeirão Leste-Oeste e do Novo Inter 2, além do Bairro Novo do Caximba, têm financiamento internacional e precisaram do aval do Senado para poderem começar a ser implementados – trabalho que está em andamento efetivo.

“A capital é muito grata pelos empréstimos viabilizados pelo Senado Federal para importantes projetos para a cidade”, disse Greca, acompanhado pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel. “Os senadores sempre deram apoio para o êxito de Curitiba.”

Segundo Alvaro Dias, os procedimentos necessários para tramitação dos projetos foram encaminhados de maneira muito técnica e correta pela Prefeitura. Ele também destacou o pioneirismo da Usina Solar. “Mais um projeto que mostra Curitiba sempre avançando”, afirmou.

Projetos em andamento
Os processos tramitaram de maneira célere e foram aprovados em 2020 e 2021. A partir de então, o município vem cumprindo as etapas de implementação. São projetos de grande porte e com várias fases estabelecidas e em andamento.

Os financiamentos internacionais são do New Development Bank (NDB, US$ 75 milhões para o Leste-Oeste), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID, US$ 106,7 milhões para o Inter 2) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD, 38,1 milhões de euros, para o Bairro Novo do Caximba). Todos contam com contrapartidas de investimento do município.

Saiba mais sobre Bairro Novo do Caximba, do Novo Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste.

Participantes
Além de Greca e Pimentel, participaram do encontro o secretário municipal Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Ippuc), Cibele Dias (assessora especial do gabinete) e Lucas Navarro de Souza (assessor especial de Articulação Política).

Com SMCS