Fotos: José Fernando Ogura/AEN

Infraestrutura, divulgação, belezas naturais e acessibilidade. O Governo do Estado confia neste ciclo virtuoso para fazer da retomada das atividades turísticas um dos pilares do crescimento econômico após a fase mais aguda da pandemia da Covid-19, marcada pelo isolamento social. O governador em exercício Darci Piana destacou, durante a abertura da Expo Turismo Paraná nesta quinta-feira (09), na Expo Unimed Curitiba, os principais projetos e programas implementados no Estado com foco no reaquecimento do setor.

Organizada pela seção paranaense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PR), a feira não acontecia desde 2020 em razão das restrições sanitárias. O evento pretende reunir 5 mil profissionais e mais de 300 marcas até esta sexta-feira (10). O Paraná conta com um estande no local para expor as 15 regiões turísticas do Estado, com suas vocações e atrativos, além de dar destaque especial aos parques estaduais, com a participação do Instituto Agua e Terra (IAT). Já o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) divulga no local as rotas de turismo rural, com a exposição de produtos típicos como o café e a goiaba de Carlópolis (Norte Pioneiro) e bala de banana de Antonina (Litoral).

“O turismo sempre foi uma prioridade para o governador Ratinho Junior. Tanto que logo no primeiro ano da gestão, em 2019, a televisão educativa foi transformada na TV Paraná Turismo justamente para divulgar, fazer propagandas dos atrativos turísticos do Estado. Por causa disso, passamos a ser mais conhecido em todo o Brasil”, afirmou.

Participaram do evento o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o secretário executivo do Ministério do Turismo, Marcos Pereira; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o presidente em exercício da Fecomércio, Ari Faria Bittencourt; o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; os vereadores de Curitiba Alexandre Leprevost, Marcelo Fachinello e Nori Seto; além de lideranças e representantes do setor.

Com AEN