Google planeja pagar mídia japonesa para reutilizar notícias em nova plataforma

371

O Google iniciou negociações com veículos de mídia japoneses, com o objetivo de firmar acordo para seu novo programa denominado Google News Showcase.

Neste projeto lançado recentemente, o Google paga editoras de notícias para publicar suas matérias.

O Google já assinou parceria com cerca de 400 organizações de notícias em sete países, incluindo Brasil e Argentina. A empresa está investindo mais de 1 bilhão de dólares no projeto.

Um crescente número de veículos de imprensa vem exigindo que o Google pague pelas matérias que aparecem em sua plataforma.

Há um tempo, o Google vem se aproximando dos veículos de notícias para dar maior visibilidade ao conteúdo produzido por fontes consideradas confiáveis. Em outubro, a gigante da tecnologia lançou o “Destaques” (oficialmente conhecido como Google News Showcase) e, agora, essa seção vai receber novos investimentos e funcionalidades.

Junto com essas atualizações, o Google decidiu levar o Destaques para os usuários do iOS e para o site mobile do Google Notícias. Em breve, ele também estará disponível no Discover. Para que os editores possam ter uma visão mais detalhada da audiência, as métricas do Destaques serão exibidas no Search Console.

No Brasil, cerca de 30 veículos fazem parte dos Destaques, incluindo Estadão, UOL, Piauí, O Tempo, Istoé, Jornal Meio Norte, Folha de Pernambuco, entre outros.