Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Uma turma de 80 servidores da Guarda Municipal finalizou o curso de formação para uso de pistola e espingarda calibre 12, novas armas da corporação. A cerimônia de encerramento ocorreu nesta quarta-feira (21/6), no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da GM.

Durante o treinamento, os guardas tiveram aulas teóricas e práticas para poder utilizar o armamento de forma adequada e segura.

O curso teve a duração de 150 horas/aula e é destinado aos servidores com mais tempo de carreira, que ainda não haviam recebido o treinamento para utilizar esses novos equipamentos.

Ao todo, 160 guardas já passaram pelo processo de habilitação para utilizar pistolas de calibre 380, pistolas de 9mm e espingardas de calibre 12, já adotadas como padrão pela GM, e a previsão é de que mais turmas passem pelo processo nos próximos dias.

“Planejamos fazer ainda a formação de mais uma turma de 80 servidores para a capacitação com as pistolas e do nosso Grupo de Operações Especiais (GOE). E até o fim do ano teremos várias atividades práticas que contemplarão todo o efetivo”, explica a inspetora da GM e diretora do Centro de Formação, Cleusa Pereira.

Vantagens das novas armas
O gerente de armas e munições da GM, o supervisor Renato Alves de Lima, explica que os novos armamentos são mais eficazes.

As armas calibre 12 são utilizadas apenas em casos específicos. “Serão utilizadas com munições menos letais pelos nossos grupos especiais, o GOE e o Policiamento de Proximidade Ostensiva (PPO)”, afirma o supervisor Luis Antonio Rubim, do Centro de Formação da GM.

Um ensino completo
Um dos diferenciais desta versão do curso é que todos os 11 instrutores também são servidores da GM. Como aponta a guarda municipal Niumara Kloster Mazur, que faz parte da última turma de formandos, esta característica facilitou a transição para as novas armas.

“Como todos nós somos guardas mais antigos, o cuidado e a paciência dos instrutores tornou o curso muito bom para nós. Em 27 anos de guarda, foi o melhor curso que já fiz”, comenta ela.

Para o comandante da GM, o inspetor Carlos Celso de Santos Júnior, essa iniciativa é um resultado dos investimentos destinados à Guarda Municipal durante a atual gestão da Prefeitura.

“Desde 2017, estamos fazendo grandes investimentos. Trocamos viaturas e equipamentos, compramos armamentos que estão entre os melhores do mundo e trabalhamos com o treinamento dos nossos profissionais. Hoje temos guardas municipais que ministram cursos para todas as áreas de segurança pública do Brasil”, descreve ele.

Participaram do evento de formatura o superintendente da Defesa Social, Wagnelson de Oliveira, a ex-secretária municipal da Saúde Márcia Huçulak, instrutores e demais integrantes da GM.