As principais marcas calçadistas e de moda se encontram em quatro dias de negócios indiretos e focado no consumidor final.

Se o mercado está acostumado e espera as tradicionais feiras calçadistas – Francal e Couromoda – com o foco na apresentação e vendas para lojistas, as marcas também têm em seu calendário o OFD: evento que reúne as seletas marcas do mercado e que juntas atingem o grande filão de negócios dentro do setor calçadista e de moda. A diferença é que este evento não fala de negócios com representantes e lojistas. Mas sim com quem compra dentro das lojas.  “Mostramos nossa marca de maneira diferenciada ao mercado. Um evento onde não fala de preço, mas agrega valor ao mercado de maneira sólida e diferenciada: na passarela mostramos nosso conceito e irreverência. Transmitimos o que a marca quer e as pessoas se identificam ou não. Um evento que não tem preço e que vitrine alguma consegue transmitir”, diz Felipe Vital, diretor de marketing da Red Nose, empresa da Mega Group e que há seis anos investe no Brasil. “Fizemos uma pesquisa após o OFD e vimos que tivemos um retorno bem grande em vendas”, afirma Amanda Thomaz, coordenadora regional da Arezzo de São Paulo. Já a marca Fila diz que o evento é uma referência, pois atinge o público jovem, que é o mesmo público que a marca vem buscando. Identificar crescimento de vendas após o evento também é fator de decisão para participar do OFD. O retorno percebido pela marca atende a todas as expectativas, já que o evento une imprensa e celebridades, além de organizar desfiles, dando oportunidade para que a empresa mostre sua nova coleção.  Momento OportunoHistoricamente o segundo semestre representa um acréscimo de 30% a 40% nos negócios da indústria calçadista e de moda, em comparação aos seis meses iniciais. Segundo associações do setor calçadista, isso se deve aos lançamentos das coleções de verão, que têm um preço mais acessível, ao adiantamento do 13º salário (a partir de outubro), além da chegada do Natal, quando o calçado é a principal opção de presente, batendo os CDs e DVDs. Aproveitando esse panorama, os gigantes do mercado resolveram se unir e investir juntos cerca de R$1 milhão em um evento para 25 mil pessoas. O OFD realiza desfiles para 3.000 convidados por dia (em dois blocos de desfiles) – clientes ou possíveis clientes das marcas participantes – e apresenta em mais de 30 estandes, os lançamentos que estarão nas vitrines de alto verão a partir de setembro / outubro, como também os produtos que serão sucesso no Natal e próximo ano.

“Não são realizadas vendas no local. Os visitantes têm contato com todo o glamour dos desfiles e eventos de moda que até então só conhecem pelos meios de comunicação e se sentem privilegiados por receber, de sua marca favorita, o convite para conhecer os produtos que estarão no estande ou na passarela”, conta José Oscar Constantino, diretor da marca Constantino e que junto com as marcas realiza o evento. Marcas em evidênciaVale tudo para atrair e valorizar o consumidor, desde a distribuição de brindes e amostras de produtos, até a possibilidade de ter contato com as celebridades da televisão, já que o evento prevê a participação de mais de 20 atores, atrizes, esportistas e personalidades públicas. Nesta ocasião, as marcas desenvolvem suas estratégias de fidelização de clientes, atualizando seus mailings, realizando pesquisas de mercado e outras ações que podem servir de termômetro para a indústria.  Informação de moda para todosO OFD é um evento que há sete anos está na vanguarda do mercado: tem objetivo de levar informação para o consumidor final, reunindo as principais marcas calçadistas nacionais e internacionais para apresentar, em estandes e durante desfiles de moda, as tendências para o verão em calçados e acessórios.  O evento é realizado junto com as principais marcas calçadistas de acessórios e roupas comercializadas no Brasil e tem o patrocínio da Nextel, Panasonic e Shopping Vale Sul. Participam do OFD 2007 as marcas Adidas, Arezzo, Bicho Papão, Bottero, Constantino, Ferracini, Fila, Grendene, Havaianas, Kappa, Kidy, Mizuno, Rainha, Ramarim, Red Nose Shoes, Reebok, Nike, Tanara, Timberland, Tryon, Umbro, Via Marte, Via Uno, Vizzano, Victor Hugo e Werner, apresentando aos 23 mil visitantes seu conceito e lançamentos de verão para 2008 em calçados e acessórios.  Colcci, Iódice, Index, Plissê, C2 e Pernambucanas – empresas do segmento de confecção – também estarão na passarela do OFD. Por que São José dos Campos?Localizada estrategicamente no eixo Rio-São Paulo, a principal cidade do Vale Paraibano ocupa a 3º posição no ranking de riquezas do Estado de São Paulo, possui 620 mil habitantes e está incluída entre os nove maiores PIBs brasileiros e o terceiro do Estado. São José atende a todo o Vale do Paraíba e sul de Minas Gerais, que representam juntos um mercado de mais de 2,2 milhões de consumidores.

Foi de olho nestes números que as maiores marcas de calçados resolveram se unir para participar da sétima edição do OFD: estratégia de marketing de varejo que pretende fidelizar clientes, conquistar mercado e valorizar o consumidor final, além de gerar vendas por impulso.

 

Serviço:

  • OFD 2007
  • 12 a 15 de setembro, a partir das 18 horas. Entrada franca.
  • Pavilhão de Exposições do Núcleo Tecnológico.
  • Rodovia Presidente Dutra, Km 138,7, s/n.
  • São José dos Campos – SP.