Gastronomia Caiçara, semana de festival

281
Uma das versões da cambira, que pode ser de tainha, cação ou pescada. (Foto: Agência Litoral)

A cambira, iguaria do litoral paranaense, preparada com tainha seca e defumada, acompanhada de banana, pirão, arroz e vinagrete, será o destaque do primeiro Festival de Gastronomia Caiçara, que a Prefeitura de Pontal do Paraná e a Adetur Litoral promovem de 16 a 25 de julho em uma série de restaurantes da região. A cambira, que em Pontal do Paraná tem como data comemorativa o 18 de julho, pode também ser preparada com cação ou pescada.

O festival pretende ser um marco na retomada do crescimento do turismo local, um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19, com destaca o secretário municipal de turismo de Pontal, Gilberto Keserle.

No mesmo período do festival será realizado um concurso gastronômico que premiará chefs e cozinheiros pelos melhores pratos caiçaras. Entre as categorias estão o Prato Feito Caiçara, o Petisco Caiçara e a melhor Cambira Tradicional. A ideia da promoção é desafiar a criatividade de comerciantes para estimular as vendas e apresentar ao público a qualidade da culinária local.

O Festival de Gastronomia Caiçara conta com o apoio do Comtur de Ponta do Paraná, TV Paraná Turismo, Sebrae, Mata Atlântica Park Hotel, Bananina Bala de Banana, Xirú do Sambaqui e Serra Verde Expresso.

Os estabelecimentos participantes são: Cambira Tradicional: Restaurante Bon Apetit, Restaurante Sabor Brasileiro e Café Caiçara Sabores e Saberes; Pratos Caiçaras: Cantto das Pedras Restaurante e Petiscaria, Yotto Sushi, Bistrô Café Com Flores, Restaurante da Ivete, Braseiro Pontal, Restaurante Amigu’s, Cantinho do Adilson e Hotel Mata Atlântica; Petiscos Caiçaras: Karranka Pizza & Burger, Cataia Petiscaria, Braseiro, Beira Rio, Sistema X, Ponto do Petisco e Restaurante Sabor Brasileiro.