Fraudes contra seguradoras de veículos aumentam 117%

475
Rodrigo Boutti: “o carro vira apenas um custo e, por isto, visto como algo que precisa ser eliminado”

O número das fraudes contra seguros de veículos aumentou em 117% em maio de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019. Os dados são do levantamento realizado pela Ituran Brasil.

Levando-se em conta apenas os casos de roubo e furto de veículos, os dados mostram que, no intervalo entre os dias 1 e 24 maio do ano passado, a cada 100 queixas, 6 eram fraudes. Neste mesmo período de 2020, a cada 100 denúncias, 13 são fraudulentas.

Os dados foram obtidos por meio de uma tecnologia, que considera o cruzamento das informações relatadas pelas vítimas com os dados dos rastreadores instalados nos veículos e interpretados por algoritmos de inteligência artificial. A base com o número de veículos e o total de casos registrados de roubos e furtos é considerada estratégica pela empresa e, portanto, sigilosa.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da companhia, são diversos os fatores que levam as pessoas a tentarem fraudar. “A combinação da diferença entre o valor da Fipe versus o valor de mercado, queda na renda das famílias e falta de necessidade do carro para se deslocar são os principais fatores para o aumento nos casos”, afirma. “Como muitos não precisam mais se locomover para trabalhar, o carro vira apenas ‘um custo’ e, por isto, visto como algo que precisa ser eliminado”. Quem tenta burlar o sistema das seguradoras está cometendo crime e, portanto, sujeito às penalidades impostas pela lei.

E-commerce ganha força durante a pandemia

Visita a páginas de utensílios domésticos  teve um aumento de 33%, e está entre as que mais cresceram durante a pandemia

As vendas pela internet (e-commerce), cresceram muito durante a pandemia que enfrentamos do coronavírus. E os esforços de diversos empresários do Paraná, para que a economia não pare por completo, é grande, sempre respeitando as normas de segurança para conter os avanços da covid-19.

Segundo dados do Sebrae, a visita a páginas de utensílios domésticos por exemplo, teve um aumento de 33%, e está entre as que mais cresceram durante a pandemia.

A marca paranaense Daju, que é a maior da região nos departamentos em que atua, e é referência em itens para a casa, aponta um crescimento no seu e-commerce. Segundo o diretor da marca, Roger Karsten Lorenz, os clientes da Daju, já acostumados a frequentar as lojas físicas, também demonstram satisfação pela loja virtual. “Neste momento estamos atentos as necessidades dos nossos clientes, para saná-las da melhor maneira, através do nosso e-commerce, como fazemos sempre em nossas lojas”, garante Roger.

 

Totem higienizador álcool gel personalizado

A empresa curitibana  aposta nesse nicho e  passa a fabricar e distribuir totens higienizadores com álcool gel

A higienização das mãos é um dos principais fatores para a prevenção contra o Covid 19 em lugares públicos. A empresa Mídia Filmes de Curitiba aposta nesse nicho de mercado e passa a fabricar e distribuir totens higienizadores com álcool gel.  Acionado quando pressionado com um dos pés, o álcool 70%,  é liberado no bico ejetor para a devida higienização das mãos, sem que haja a necessidade de tocar o frasco de álcool gel. Essa é a aposta da empresa Mídia Filmes de Curitiba que atua há mais de 30 anos no setor de comunicação e marketing  e agora abriu uma divisão específica para fabricar os displays que, além de servir como um painel publicitário, também é utilizado na higienização preventiva e segura em ambientes de grande circulação de pessoas, tais como bares, restaurantes, supermercados, farmácias, lojas e shoppings, dentro dos mais rigorosos protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

 

 

 

 

 

Contabilidade consolida-se com  fusão

De acordo com projeções da ROIT, existem cerca de 80 mil escritórios de contabilidade no país, número que deverá ser reduzido pela metade em um período de dez anos

A consolidação do mercado de contabilidade, a partir da expansão de escritórios do setor – seja por meio de redes, franquias ou fusões de negócios – é um processo em curso no Brasil. Uma análise sobre esse movimento foi feita em uma “live” promovida pela ROIT Consultoria e Contabilidade, empresa com sede em Curitiba e unidade em São Paulo, capital. De acordo com projeções da ROIT, existem cerca de 80 mil escritórios de contabilidade no país, número que deverá ser reduzido pela metada em um período de dez anos.

A estimativa é que boa parte dos escritórios se integre em redes, ou em franquias; ou ainda seja objeto de fusões e aquisições, como nas últimas décadas já ocorreu com outras atividades (segmentos do varejo, da indústria, drogarias etc).

Ferramentas de apoio à empreendedores

O Sebrae tem uma atuação fundamental para garantir a saúde de pequenas e médias empresas, e em um cenário onde empreendedores de todos os portes foram atingidos pela crise financeira resultante da Covid-19, a atuação da entidade é ainda mais essencial para manter empregos e a sustentabilidade de negócios. Para entender as iniciativas que a entidade está oferecendo aos empreendedores paranaenses o Lide Paraná Talks do último dia 24, recebeu o diretor superintende da entidade, Vitor Tioqueta.

“Criamos uma verdadeira força tarefa para dar suporte e apoio aos empreendedores do Paraná reunindo todas as equipes no preparo de produtos digitais para empresários. Essa iniciativa foi essencial para terem condições de atender, desde o primeiro dia de quarentena, todas as empresas do estado que tinham necessidade e precisavam do Sebrae de forma remota” explicou Tioqueta, destacando que o Sebrae já vinha trabalhando no processo de transformação digital.

O Sebrae pausou 100% o atendimento presencial, mas supriu a demanda com ferramentas remotas para dar suporte a todos os programas e serviços “As pessoas preferem o atendimento mais pessoal e nós fizemos isso colocando os telefones disponíveis de todas nossas unidades, além de e-mail e WhatsApp. Esse preparo inicial foi fundamental para que pudéssemos ser rápidos e ágeis para atender a todos de forma eficiente”, afirma Tioqueta.