Formalizado o Dia da Criação do Paraná

493

Marcos Domakoski e o Deputado estadual Luiz Fernando Guerra: mantendo a história viva

O deputado estadual Luiz Fernando Guerra recebeu convite do presidente do  Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski  “para que abrilhante o ato comemorativo da emancipação do Estado do Paraná com exposição sobre a iniciativa legislativa da autoria do ilustre parlamentar que formaliza o Dia da Criação do Paraná em 29 de agosto”.

O convite também é assinado por Áureo Simões Junior Coordenador do Conselho Temático Cívico Cultural, da entidade,  que marca o evento virtual para o dia 30 de agosto, uma segunda-feira, a partir das 17h00.

Como se recorda,  no início deste mês de agosto foi aprovada em votação final na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por maioria de votos, a emenda do Projeto de Lei nº 542/2019, que institui o dia 29 de agosto como data magna do estado.

A proposição foi feita pelo deputado Luís Fernando Guerra “em apoio à iniciativa do Movimento Pró-Paraná que, em conjunto com entidades culturais paranaenses, enviou, no início de julho, uma moção à Assembleia reafirmando a importância da celebração. A data marca a restauração do Paraná como a última província criada durante o Brasil Império”, enfatiza Marcos Domakowski.

De acordo com o advogado Gilmar Cardoso, consultor legislativo, “a comemoração do  Dia do Paraná  em 29 de agosto não interfere na história do 19 de dezembro, data da instalação do governo, nem cria feriado estadual. A festa cívica passará a figurar no calendário de eventos oficiais do Estado e  ocorrerá sem prejuízo das atividades cotidianas e com grande ganho para a preservação da memória e da identidade paranaense, ao ser solenemente rememorada pelos paranaenses de todas as origens, os que aqui nasceram ou escolheram viver.”

A iniciativa do deputado Luís Fernando Guerra  foi motivada pelas ações já desenvolvidas pelo Movimento Pró-Paraná e de outras entidades que   manifestaram apoio ao projeto de lei tais como  Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Academia de Cultura de Curitiba, Instituto Democracia e Liberdade, Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Centro de Estudos Brasileiros do Paraná e Associação Paranaense de Imprensa.

“Somos um Estado grande, com uma história rica e fundamental para o Brasil. Dia 19 de dezembro é importante para o Estado, porém foi em 29 de agosto que o Paraná nasceu, e a partir de então que se tornou o que é. É nossa função como legisladores manter a história viva”, ressalta o deputado.

Afastamento da empregada gestante

Novidade no direito do trabalho

Recentemente foi publicada a Lei 14.151/202, que dispõe sobre o afastamento da empregada gestante do trabalho presencial, e em análise conjunta com a MP 1.406/21, vigente, o empregador que optar pela suspensão temporária do contrato de trabalho da empregada gestante deve se atentar acerca da ajuda compensatória necessária, a fim de complementar a remuneração integral da trabalhadora.

Segundo os advogados Dra. Mayse Régis e  Dr. Paulo Taques,  integrantes do escritório Régis, Saldanha e Vieira Advogados, ”tendo em vista a possibilidade que a empregada terá redução na remuneração mensal, devido o afastamento do trabalho presencial, o empregador necessitará completar a remuneração da empregada gestante para que seja mantido sua remuneração mensal originária.”

E prosseguem: “Sendo assim a remuneração contará:  com o valor do auxílio Benefício Emergencial, que é devido pelo Ministério da Economia, mais a diferença da remuneração mensal da empregada, que deve ser paga pelo empregador, mantendo assim a sua remuneração mensal originária.  É importante ressaltar que remuneração é a somatória do salário contratual, as comissões, horas extras, adicional noturno, e demais salários adicionais habitualmente pagos.”

Postos do agronegócio no Paraná

Irmãos Antonio  e Vinicius Vendrami Malucelli, sócios no projeto

A Parada Vendrami, centro comercial que está sendo construído na rota agrícola da BR- 376 ,  em Ponta Grossa , acaba de fechar parceria com o Grupo Kurujão, considerada a maior rede de postos de combustíveis do agronegócio brasileiro, sendo que suas unidades estão localizadas nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e agora Paraná.

“O Paraná estava no nosso radar há algum tempo e veio ao encontro do que queríamos. É uma região de economia alta e estaremos perto de grandes transportadoras. Acreditamos muito na parceria com a Parada Vendrami”, diz Douglas Reis, presidente do Grupo Kurujão, que possui uma história de 30 anos, 124 postos de combustíveis ativos pelo Brasil e outros 11 em construção.

“A Parada Vendrami será administrada como um shopping, com manutenção, segurança e iluminação. Todos os empreendedores compartilham da mesma estrutura e dividem custos, podendo focar exclusivamente em suas atividades. Então será o melhor custo operacional para instalar um negócio na estrada”, destaca Vinicius Vendrami Malucelli, sócio no projeto com seu irmão Antonio Vendrami Malucelli.

Evento online sobre marketing digital

João Amadio, fundador da VeteduKa um dos participantes no evento

Na próxima terça-feira, 10, das 19h às 21h30, acontece o evento online “Viva da sua paixão”. organizado pela startup curitibana HeroSpark, solução unificada para empreendedores digitais, que tem como objetivo dar dicas para os pequenos empreendedores e aspirantes a como começarem a tirar uma ideia do papel e a lucrarem por meio de suas principais habilidades e paixões. Entre os temas que serão abordados na ocasião estão: empreendedorismo raiz, passion economy, jornada do empreendedor, marketing de influência, a importância de se posicionar no meio digital, histórias de impacto do empreendedorismo digital, dicas e insights para quem quer começar a empreender. Nomes como Priscila Azevedo, especialista em marketing digital pela FGV; João Amadio, fundador da VeteduKa, escola online de medicina veterinária que movimenta mais de R$30 mil por mês; Gil Pinna, especialista em marketing criativo e Maria Cecília Berê, diretora da agência de comunicação Fala Criativa já estão confirmados. O evento será transmitido via Youtube, no canal da HeroSpark (https://herospark.com/viva-da-sua-paixao/)