Filmes de Gramado serão exibidos no Canal Brasil

310
Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

O Canal Brasil, exibidor oficial do 48º Festival de Cinema de Gramado, fará transmissão ao vivo, sempre a partir das 20h. Pela tevê, serão exibidos os filmes nacionais e estrangeiros concorrentes ao Kikito, de 18 a 27 deste mês. Mesmo todo online, devido ao isolamento imposto pela pandemia, o mais tradicional evento cinematográfico do país ganhou cenário.

Rafael Carniel, presidente da Gramadotur Rafael Carniel, autarquia municipal responsável pela realização do evento, conta: “A cenografia está mais leve, mas nosso Festival é digno desse respeito e nossa cidade merece esse carinho. O Festival está ali, por inteiro, acontecendo, apenas em outro formato. Gramado convida quem está na cidade a assistir em casa, no hotel, onde for, e a fotografar a nossa cenografia. Quem vê as fotos nas redes, também fica sabendo. E quem assistir em qualquer canal, além de curtir cinema de qualidade, será convidado pela própria programação a visitar Gramado, numa proposta de turismo responsável”.

Além da tevê, o festival entra na grade da Globoplay, que disponibiliza a programação ao vivo de 17 canais. O acesso ao conteúdo do canal pelo Globoplay visa levar as produções concorrentes a um maior número de pessoas, valorizando o cinema brasileiro e ibero-americano.

Além de concorrerem ao Kikito, os 14 curtas-metragens brasileiros inscritos também disputam o Prêmio Canal Brasil de Curtas, reconhecimento que iniciou em  1998. Neste ano o escolhido pelo júri recebe R$ 15 mil, além de ser novamente exibido na grade de programação do Canal Brasil.

Em 2021, antecipa a organização, o 49º Festival de Cinema de Gramado vai voltar ao Palácio dos Festivais, com direito a tapete vermelho, mas o formato multiplataforma  não deve ser abandonado, pois configura-se a oportunidade de ampliar e democratizar a participação do público. Assim, a possibilidade de exibição pela televisão e internet é um formato visto como irreversível.

De 18 a 27, veja como assistir

Longas-Metragens Brasileiros e Estrangeiros: Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, a partir das 20h.

Curtas-Metragens Brasileiros : Única exibição em televisão pelo Canal Brasil, de acordo com a programação;Disponível 24h no Canal Brasil Play, o serviço de streaming.

Curtas-Metragens Gaúchos:Divididos em 4 programas, de acordo com as classificações indicativas dos filmes. Os 19 curtas serão disponibilizados no Canal Brasil Play.

Longas-Metragens Gaúchos:Os cinco filmes participantes da mostra serão disponibilizados no Canal Brasil Play.

 Cerimônia de premiação dos Curtas-Gaúchos:Transmitida ao vivo nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook) e pelo YouTube da TV Assembleia e TVE-RS.

Cerimônia de premiação | Entrega dos Kikitos:Transmitida ao vivo nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook) e pelo Canal Brasil, na TV e no YouTube.

Debates Curtas-Metragens Gaúchos

Transmitidos pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook) e pela TVE-RS, na TV, Site e YouTube.

Debates Longas-Metragens Gaúchos

Transmitidos pelos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook) e pela TVE-RS, na TV, Site e YouTube.

Entrevistas com filmes concorrentes Brasileiros e Estrangeiros

Nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook).

Entrevistas com os homenageados

Nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook).

Conexões Gramado Film Market:Nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, Site e Facebook). A Mostra Universitária será transmitida, também, pela TVE-RS, na TV, Site e YouTube.

 Júri Popular

E, por meio do aplicativo oficial, será feita a escolha do Melhor Filme pelo Júri Popular de Curtas Brasileiros e Longas Brasileiros e Estrangeiros. Para baixar o app basta fazer um cadastro e aguardar a liberação da votação, que estará disponível todas as noites, no começo de cada sessão, e ficará aberta por 24h. Além disso, a ferramenta reúne as principais informações do evento, como história, notícias, programação e patrocinadores.

O aplicativo está disponível para download na Play Store e na App Store.