Festuris marca a retomada   

365

Primeira feira de turismo da América Latina a ser realizada no formato presencial desde o início da pandemia, o Festuris Gramado, de 5 a 8 de novembro, naquela cidade da Serra Gaúcha, vai obedecer a uma série de protocolos sanitários. Além disso, uma empresa de imunização fará a sanitização das dependências do evento para evitar possíveis contaminações. Segundo a Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimento, o Festuris, em sua 32ª edição, busca ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021.

Na tarde do dia 5, às 16h30, um balão tripulado vai sobrevoar os pavilhões da feira e a cidade de Gramado. A bordo, estarão um pastor e um padre, que abençoarão o evento. A cerimônia de abertura, na noite de quinta-feira, assim como a feira, na sexta e no sábado, das 12hàs 19h, terão como local o Serra Park. Ali, entre as medidas de segurança adotadas, foi fixado o número máximo de 1.700 pessoas simultâneas no evento, incluindo participantes, expositores e equipes, distribuídas em uma área de 25 mil m². Em 2019, o Festuris recebeu 11 mil profissionais; neste ano a organização trabalha com o máximo de 4 mil inscritos, que estarão participando através de rodízios.

Para evitar aglomerações, os corredores serão mais largos e as distâncias entre os estandes, ampliadas. Será permitido apenas um expositor a cada 8 metros quadrados em estandes, salas, corredores e outros ambientes com circulação em pé. A organização do Festuris também recomenda evitar a distribuição de todo e qualquer material impresso e brindes, optando por materiais digitais. Está proibido o fornecimento de alimentos que não seja no ambiente da praça de alimentação. E todas as reuniões são previamente agendadas mediante o App Festuris.

“Em nenhum momento desistimos de realizar o evento, pelo contrário, sempre trabalhamos e confiamos que seríamos o palco para a retomada segura da indústria do turismo, que tanto precisa de nós para acelerar a sua recuperação”, destaca a CEO do Festuris, Marta Rossi.

Bustour de Natal

No percurso, uma série de manifestações artísticas

A programação de Natal de Gramado e Canela terá, até 30 de janeiro de 2021, uma atração especial: o Bustour Illumination Show, iniciativa da Brocker Turismo, operadora de receptivo naquelas duas cidades da Serra Gaúcha. O roteiro, de cerca de três horas, será feito a bordo de ônibus panorâmicos, iluminados e tematizados com elementos natalinos, nas segundas, terças, quintas, sextas e aos sábados e domingos. As saídas são às 18h30 e 19h30, partindo da loja Bustour Canela, na praça da Matriz, às 19h e 20h, da loja Brocker Turismo Gramado, na avenida das Hortênsias. Nos dias 23 e 30 de dezembro haverá saída extra.

No percurso, que começa com as boas vindas do Papai Noel aos passageiros, é possível apreciar a magia das luzes de Natal de Gramado e Canela. A bordo, shows de música natalina e intervenções artísticas, além de paradas em locais de eventos, finalizando com show de sons, luzes e projeções na Catedral de Pedra de Canela.

Top Tur aos destaques

Troféu será entrega dia 25 de novembro

Será dia 25 de novembro, em evento no Expo Unimed Curitiba, a entrega do Top Tur/Prêmio Panorama do Turismo/Profissionais do Ano aos destaques do setor turístico paranaense de 2019. São 10 categorias, cujos vencedores foram eleitos em votação pela internet depois de uma indicação de listas quíntuplas pelas entidades representativas do setor em todo o Paraná.

Nessa oitava edição do prêmio, os mais votados, por categoria, foram: Meio de Hospedagem: Raquel Miguel (Jurema Águas Quentes); Estabelecimento Gastronômico: Flora Madalosso (Restaurante Madalosso); Agência de Turismo Receptivo: Felipe Gonzalez (Cassinotur); Agência de Turismo Emissivo: Lissandra Simionato (Star Turismo); Operadora: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora); Empresa de Eventos: Daniele Higashi (De Angeli Eventos); Espaço de Eventos: Leonardo Zunino (Expo Unimed Curitiba); Guia de Turismo: Denise Guimarães; Divulgação Turística: Fernando Nóbrega (Viaje Mais/Band TV); e Personalidade do Ano: Deise Bezerra (Paraná Turismo).

A decisão de divulgar antecipadamente os vencedores – tradicionalmente, o anúncio era feito em jantar festivo, no estilo Oscar, com participação dos três mais votados de cada categoria – foi tomada pela comissão de homologação do prêmio, em reunião realizada na semana passada.

IDA&VOLTA

FOZ-PONTA GROSSA

As cidades paranaenses de Ponta Grossa e Foz do Iguaçu já estão interligadas via aérea pela Voepass. O voo inaugural na rota foi realizado no sábado 24/10, quando o ATR 72-500, para 68 passageiros, decolou do aeroporto Sant’Ana, em PG, para pousar no aeroporto das Cataratas, quando foi recebido por autoridades e com o tradicional jato d’água. Os voos serão cumpridos às quartas-feiras e aos sábados, às 11h30, partindo de Ponta Grossa, retornando de Foz às 14h30 do mesmo dia e aos domingos, às 8h. A viagem dura uma hora e 25 minutos. Depois de aterrissar no aeroporto Sant’Ana, o ATR segue para o de Congonhas, em São Paulo, às 9h55, lá chegando às 11h20.

TARIFA SEM CAFÉ

Depois dos hotéis da rede em Cuiabá e Porto Alegre, chegou a vez do Deville Business Curitiba adotar a tarifa sem café da manhã, com preços mais acessíveis ao hóspede. Segundo Cicero Vilela, diretor de Marketing e Vendas da Deville, “é uma alternativa a mais para o cliente, que poderá escolher entre as opções do room service, ou mesmo tomar o café da manhã fora do hotel, recebendo o benefício da tarifa reduzida”. Entretanto, se um hóspede comprar a tarifa sem café e decidir posteriormente tomar o café da manhã no hotel, o custo final será maior do que se tivesse feito no momento da reserva.

NH PREMIADO

O hotel NH Curitiba The Five (r. Nunes Machado, 68) ganhou o prêmio Travellers’ Choice 2020 do TripAdvisor, figurando assim entre os 10% dos melhores estabelecimentos do mundo mapeados pela plataforma. A análise é feita anualmente com base nos comentários de viajantes e clientes. Antonio Albuquerque, diretor geral do NH Curitiba The Five, ao manifestar sua alegria com o prêmio, informa que o hotel, já conhecido por ser destaque em inovação e tecnologia, oferece as melhores soluções criativas para realização de eventos híbridos, que com flexibilidade nas estruturas, permite a interação entre o físico e o virtual com total segurança.

WISH SALVADOR

Adaptado aos novos tempos em razão da pandemia da Covid-19, o Wish Hotel da Bahia, em Salvador, reabre dia 16 de novembro. A retomada das operações do hotel, assim como nas demais unidades da rede GJP Hotels & Resorts, conta com o respaldo do selo Clean & Safe, fornecido pela consultoria do hospital Sírio Libanês, que oferece segurança aos hóspedes, colaboradores e fornecedores. Outra novidade para a reabertura do Wish Hotel da Bahia é o WebApp, aplicativo lançado pela rede para a reabertura que permite escolher e agendar serviços diretamente pela plataforma através de um QR Code espalhado em todo o hotel.